Você é bom ou justo?

O que é bondade? Justiça? Com certeza, não é o que está escrito no dicionário, e se for, a prática é seletiva. Quase todos os indivíduos são virtuosos, o problema é a necessidade. De ter mais do que precisa; de desejar o que não é seu; de trair para alimentar o instinto; de ser para pertencer; de fazer o mal para ter poder; de poder e nada fazer; de fechar os olhos para continuar; e de silenciar para existir.

Não consigo encontrar outra explicação para tanta maldade, perversidade e crueldade, e ainda julgar-se à imagem do Criador. Deus não ensinou tais práticas, nem aprova, e falar em seu nome é mentira. O pai da enganação é o outro, e nem ele é culpado pelas escolhas pessoais. O indivíduo já tem uma inclinação para o erro, ele só fortalece o desejo.

Ninguém deve ser bom, sem o senso de justiça; mas pode ser justo sem a bondade. Bondade pode ser confundida com a caridade, afinidade e intimidade; a justiça não. Ela é generalista e imparcial.

Jaciara Dias
Enviado por Jaciara Dias em 30/08/2020
Reeditado em 30/08/2020
Código do texto: T7049948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.