NEM CONTRA, NEM A FAVOR, MUITO PELO CONTRÁRIO
A coluna do meio sempre parece, à primeira vista, como sendo a do equilíbrio e do bom senso. Será? Vamos navegar um pouco...
Na carta à igreja em Laodiceia (Apocalipse 3:15,16) o “morno” ficou em má situação, pela indefinição, não sendo nem “quente” nem “frio”.
Os “mornos” são aqueles que ficam “em cima do muro”, evitando a exposição das suas definições, aguardando a oportunidade para a adequação das suas conveniências, conforme o rumo que seguirem as circunstâncias do momento. Nesse patamar encontramos os políticos, que nunca são contra nem a favor, muito pelo contrário, e também os escribas das denominações teológicas, que não entram e nem deixam entrar (Mateus 23:13), ensinando às suas ovelhas, que Deus é muito bom, sempre e invariavelmente Ele perdoa todos os seus pecados, bastando fazer um grande número de longas orações. Esses políticos e escribas, na verdade, são discípulos do grande mestre do sofisma, Protágoras de Abdera, que lecionava no auditório do parlamento grego.
A definição não é sinônimo de radicalização, e as pessoas de bom senso examinam profunda e cuidadosamente as questões antes de adotarem uma posição, conscientes nas escolhas das alternativas, mesmo assim, sempre prontos a revisar, aprimorar e até substituir os seus conceitos, pois tudo está sujeito à inexorável evolução.
É claro que isso não significa que seremos absolvidos das nossas más definições, mas tampouco o seremos, permanecendo “em cima do muro”, tentando ludibriar e aguardando a oportunidade para a obtenção de vantagens, iludindo ou prejudicando outras pessoas, mesmo porque, a nossa consciência sabe muito bem quando as nossas definições são bem ou mal intencionadas. É certo que errar é humano, mas insistir no erro é estultice e não reconhecer o erro é má fé.
Com efeito, é preferível se defrontar com os definidos, do que com os sofistas, pois aqueles podemos perceber se são lobos ou ovelhas, e adotarmos o comportamento adequado, mas estes, não sabemos que eles são realmente, lobos disfarçados de ovelhas, e poderemos fazer opções inadequadas, sofrendo as consequências...