F U M O

PENSO que a maioria das pessoas concordou com a campanha antifumo e com as eis que atingiram esse vício. Os fumantes (uma minoria) só pode fumar em locais separados de que não fuma. Confesso que durante muito tempo, apesar da asma crônica, fumei o tal Continental sem filtro(lasca peito). Isso me prejudicou pra caramba.

Mas o que eu queto contar é algo do passado, comecinho dos anos sessenta. Eu era um adolescente e gostava de peruar os juris e as sessões da câmara de vereadores da cidade. Os juris para ouvir os discursos dos bons advogados que vinham de fora.Adorava, sem me interessar pelo crime, sentença, processo...E a câmara apenas para rir.Era muito hilário as sessões. A maioria dos vereadores era tipo bocó, asfixiados pela gravata, e com aqueles vossa incelença prá cá e vossa incelença pra lá... Lindo.

As sessões eram realizadas num anexo da câmara de vereadores. Havia um espaço para o público e a área dos vereadores. Uma mesa enorme, de um lado sentavam-se os vereadores da oposição (UDN e PTB)e do outro os do governo (PSD). O presidente ficava na testa da mesa. Dois dos vereadores eram os meus preferidos, ambos da zona rural.Um era da UDN e o outro do PSD. Embora rivais na política eram amigos e compadres. E os dois viciados no cigarrinho "pacaia" feito com papel de seda e fumo de Arapiraca, colado com saliva. Quando fumavam o cheirinho era sentido de longe.

Pois bem, numa sessão especial para homenagear um secretário de estado, depois da saudação ao homenageado pelo presidente, o secretário começou seu longo e prolixo discurso, ocara era chato paca. Falou, falou... Em dado momento o vereador do PSD ficou com vontade de fumar, sacou do bolso o papel de seda mas não encontrou o fumo.Arretou-se.Foi aí que resolveu o problema. O chato fez uma pausa para beber água e então o vereador que estava na extremidadedo local onde estava seu compadre da UDN, peguntou com seu vozeirão: - Cumpade, tu tem fumo? Ocopadre no mesmo tom respondeu: -Tenho cumpade. Ele então pediu: -INTÃO PICA PRÁ NÓIS! Ninguém aguentou, todos riam, mas o certo e´que o vereado rpegou o fumo, botou no papelde seda, colou com cospe, acendeu e começou a fumar seu pacaia. Berm petinho do orador chato que apressou o fim do discurso. Nunca esqueci este causo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/08/2020
Código do texto: T7049251
Classificação de conteúdo: seguro