Espelho Meu

É através do nosso próprio espelho que devemos nos mirar. Mas, se tivermos de nos mirar pelo espelho alheio, que antes verifiquemos a sua qualidade para não destorcer a própria imagem. Metáfora ou filosofia, o certo é que só devemos seguir ou copiar os bons exemplos e não o contrário.

O impacto das notícias de ontem sobre a política do Rio de Janeiro, nos leva a crer que há uma tendência a se copiar os maus exemplos, já tão arraigados naquele Estado, onde está localizada uma das mais belas cidades do Brasil, conhecida como "Cidade Maravilhosa."

Por tudo isso, haveria de ser modelo de administração pública, por ser ali a cidade mais visitada por estrangeiros, turistas que vêm conhecer as nossas belezas naturais.

Nas próprias notícias de ontem, a imprensa fazia questão de enumerar a sequência dos fatos: "o sexto governador envolvido em corrupção."

Ora, infelizmente, a índole do político brasileiro, quase sempre o leva a envolver-se em corrupção. Mas essa constância de fatos negativos logo no Rio de Janeiro nos deixa estupefatos.

Por que tanto se copia o padrão alheio?

Não já é hora de se olhar pelo próprio espelho?

Quanta saudade daquela disciplina que havia nas nossas escolas da época: "Educação Normal e Cívica."

Será que alguns não tiveram ou ao menos ouviram falar nessa disciplina?

Espelho meu, mostre-me a imagem de um homem decente. Do contrário, eu prefiro espatifá-lo. Não quero uma imagem destorcida. Ou sigo um modelo padrão, exemplar, ou pulo fora do barco antes do seu naufrágio.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 29/08/2020
Reeditado em 29/08/2020
Código do texto: T7049145
Classificação de conteúdo: seguro