O Sonho de Ludovico
Por Nemilson Vieira (*)
Os sonhos é que nos movem. No dia que deixarmos de sonhar morreremos.
Há sonhos de tudo quanto é jeito: os possíveis de serem realizados e os impossíveis.
Sonhos bons, ruins, bobos, estranhos…
Veremos a seguir, um sonho não muito comum de se ver; que o achei engraçado.
Ludovico já estava com a família criada. Aposentou-se ainda com uma boa idade devido a um acidente de trabalho.
Dizem as más-línguas que isso só fora possível porque ele adiantou o processo. — Ao provocar a própria queda do quarto andar de um prédio em construção, onde trabalhava.
Quebrou-se todo, ficou como morto por muito tempo.
Depois de algumas cirurgias…
Sobreviveu por um bom tempo com o auxílio de aparelhos.
Uma árvore plantada no passeio, deu uma demão para a sua sobrevivência.
Amorteceu o impacto da queda. Hoje leva uma vida normal.
Desde cedo na vida, Ludovico não comia a banana para não jogar a casca fora. Mais seguro do quê papagaio no arame.
Ludovico no tempo de jovem não serviu ao Exército nem as Forças Auxiliares, para não prestar continência. — Não abria a mão.
A dona Messias é muito católica, mas ele só vai à missa de ações de graça.
Não se vê coletores de ofertas nessas liturgias.
Bom vizinho, o Ludovico, ocasionalmente vem ter comigo. Comprar, propor um negócio qualquer, contar casos.
No interior, ainda jovem bebeu “umas e outras” para mais e ameaçou um delegado.
Pois, bem voltemos a questão dos sonhos.
Numa das suas prosas comigo o Ludovico revelou-me, o seu 'maior sonho'.
Gostaria de ser enterrado no Cemitério de Ribeirão das Neves. — Em qualquer um dos três existentes.
A região metropolitana de Belo Horizonte em que ele mora, é bem servida de bons cemitérios, têm outras opções de sepultamento. Porquê? Desse sonho de ser enterrado em Neves? Fui matutar sobre o sonho de Ludovico…
Porquê? Não optar pelas outras alternativas de enterro?
Lutei e relutei como pude, por muitos anos e não achei os motivos justificáveis desse sonho.
Um dia eu descubro…
Passaram-se mais de dez anos e eu sem saber o motivo do maior sonho do Ludovico. Ser enterrado em Neves.
A verdade veio a tona pela boca do próprio Ludovico a mim:
— O bom de ser enterrado em Ribeirão das Neves é o preço baixo da taxa de enterro; é bem menor do que na capital.
Pronto! Mistério revelado.
Ludovico é o rei do pão duro. Onde já se viu, uma pessoa se preocupar em obter um desconto financeiro, depois de morto?
*Nemilson Vieira
Acadêmico Literário
(28:08:16)