Não vamos confundir analfabetismo com cegueira social* (27/08/2019)

A estatística oficial do eleitorado patoense por sexo e grau de instrução, em julho de 2019, aponta que dos 63.670 eleitores inscritos, 3.538 são classificados como analfabetos, o que representa 5,55% do total de votantes.

Lembrei-me, imediatamente, do personagem Jeca Tatu, criado por Monteiro Lobato, em sua obra Urupês, baseada no trabalhador rural paulista e que simboliza a situação do caipira brasileiro abandonado pelos poderes públicos às doenças, ao atraso econômico e educacional e à indigência política.

Diferentemente dos anos 50, quando essa história virou um filme estrelado por Mazaroppi, um gênio da comédia, os Jecas Tatus atuais podem até não saber ler nem escrever, mas não são “burros” que precisam andar calçados para não adquirir ancilostomíase ou “amarelão”.

O mundo mudou e as pessoas tiveram não só que acompanhar essa evolução, mas também que se preparar para conviver com ela, tornando-se indivíduos melhores e não apenas operadores de máquinas. Uma pesquisa recente mostra que, mesmo com dificuldades, os analfabetos funcionais são usuários frequentes das redes sociais e interagem bem no campo virtual.

E não falo só em tecnologia... - Estamos mais solidários, mais conscientes, mais críticos, mais humanos... - E é resolvendo os nossos conflitos, que compreenderemos as transformações do mundo como sendo a mudança de nós mesmos. Voltar-se para a nossa humanidade e procurar aquilo que nos faz feliz pode ser a resposta para todas as inquietações... Devemos evoluir, só não podemos ignorar o que nos propomos a ser, sentir, servir....

Falta pouco para as eleições de 2020, e não me preocupam os analfabetos ou analfabetos funcionais... - E sim os políticos letrados, que nunca quiseram erradicar o “amarelão” ou “doença de jeca-tatu”... - Pois lhes interessam mais que continuemos na ignorância política. -

Não vamos confundir analfabetismo com cegueira social.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 28/08/2020
Reeditado em 20/03/2023
Código do texto: T7048904
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.