Barroso e a defesa da Democracia e do Parlamentarismo

PENSO que qualquer pessoa com algum tipo de informação sabe que o parlamentarismo é um sistema de governo melhor que o nosso manjado presidencialismo. Apesar, claro, do nosso congresso. Mas esse skstema garante mais a democracia.

Ontem participando de uma Webirna promovida pela Fundação Fernando Henrique Cardoso, sobre "Retrocesso na Democracia", o ministro do STF, Barroso, discorreu sobre o tema.

Ele afirmou que tem residente que defende a ditadura e a tortura, e ninguém defende solução diferente do respeito à liberdade constitucional.

Afirmou, ainda, que é preciso uma reação vigorosa da sociedade diante das manifestações autoritárias do presidente e pessoas próximas a ele, evocando a época da ditadura. Continuou: "Isso mostra, eu espero, a resilência da democracia brasileira.Não é que não devamos estar alerta, mas acho que estamos atravessando esses tempos difícies preservando elementos de nossa democracia".

Mas o mais importante foia defesa do parlamentarismo:

"O presidencialismo sempre originou crises na América Latina e no Brasil. Sempre foi um risco para democracias frágeis e autoritárias. O presidente deveria ser o o chefe de Estado com poucas e importantes competências e contar com um primeiro-ministro para atuar como agente político". Foi além: "Falo isso desde 2006. Teria evitado o impechment da presidente Dilma Rousseff, quando estamos convencidos que ela sofreu o impeachment não devido a corrupção, ma sim devido à falata de apoio do congresso e da sociedade".

Concordo com o ministro, sou pelo parlamentarismo eacho que Dilma foi vítima de um golpe. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 27/08/2020
Código do texto: T7047625
Classificação de conteúdo: seguro