Tempo e temperamento
Tempo e temperamento
É gozado como o clima muda ou influencia nosso temperamento. Já vou logo dizendo que vento não é comigo. Não tenho amizade com Éolo (deus dos ventos).
Sou tolerante a todas as intempéries climáticas, mas não gosto do vento, prefiro uma acariciadora brisinha e, se for litorânea, melhor ainda.
Sabe..., hoje o dia amanheceu meio encoberto e eu fiquei com vontade de não sair debaixo das cobertas. Não..., não estou reclamando, apesar de não ser londrino, gosto e estou acostumado a dias nublados.
Os dias fechados inibem nosso corpo, abrindo nosso espírito a outras realidades.
Hoje, dia 03/03/05, olhando pela janela do Seminário Nossa Senhora Aparecida vejo nuvens espessas. Parece que o deus Éter abaixou-se para dar um beijo e namorar um pouco a deusa Ceres.
Perdão pelo meu êxtase helênico, o que eu queria dizer é que a umidade da neblina favorece e fecunda a terra.
Falando em fecundar a terra, lembrei-me dos frutos desta fecundidade: das plantações frutíferas, dos legumes e das verduras. E o que falar dos pratos e receitas deliciosas que inventamos? As famosas massas, uma sopa de capelete ou um espaguete, um suculento ravióli ou um rondeli; nhoque, nhoque, nhoque, tenho vontade de comer!
Acho que estou lembrando da comida por que é hora do almoço e estou branco de fome.
Por uma comida bem temperada eu perco a temperança, entretanto, não venderia minha primogenitura por um prato de lentinha, como fez Esaú.
Percebo que não é só o tempo climático que nos influencia, mas também o tempo cronológico. Esta é uma observação obvia, naturalmente lógica, ou se preferir, uma lógica da natureza.
Aliás, falando da natureza, o que seria se o poderoso Hélio não favorecesse a Epicarpo. Chi... To falando grego de novo. Traduzindo: o poderoso sol favorece a Epicarpo, deus tido como protetor dos frutos e fertilizador da terra.
Mas tudo passa, tempo e pensamento se dissipam com o vento...