D o s t o i é v s k i

PARA mim, Dostoiévski é um dos maiores escritores do mundo em todos os tempos. Li todos os livros dele que foram traduzidos para o português e publicados no Brasil. Li, reli e tresli.

Acho que os melhores são "Os Irmãos Karamazov" e "Crime e Castigo". Não sei qual é o melhor dos dois. Só faço uma restrição ao grande escritor: não há humor na sua obra. Há sofrimento, drama, redenção, sentimentos doloridos de toda espécie, mas humor não há. Ele vai às profundezas da alma humana. Disseca a condição humana. É realista ao extremo. Não enfeita. Acho que ele retrata em parte o que vivenciou. Sim, Dostoiévski sofreu perseguição, prisão, desterroe foi até condenado à morte, sentença revista quase na hora da execução. Talvez a matéria-prima dos seus livros venham do que passou, da sua própria vida.

Não, não é um estilista, um artesão da palavra, um esteta na arte de escrever. É um escritor que toca profundamente o que está escondido na alma humana. Nenhu escritor prescrutou tanto a alma humana quanto ele. E fez isso não com a pena, mas com um estilete, Feriu fundo e sem contemplação. Ele foi direito ao ponto: as grandezas e fraquezas do homem.

Fico triste porque sei que a nova geração não vai ler Dostoiévski, agora se prefere efeitos especiais, Batman, Coringa, personagens fictícios e de encomenda, sem perscrutar a vida. É pena.

Bem, vou ficando por aqui mas, por portuno, transcrevo um testemunho do grande escritor:

"Posso testemunhar que, no ambiente mais ignorante e mesquinho, encontrei sinais de uma espiritualidade extremamente viva. O segredo da existência humana não consiste somente em viver, mas ainda em encontrar um motivo para viver". Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 25/08/2020
Código do texto: T7045776
Classificação de conteúdo: seguro