Reflexão de Artista

24 de Agosto – Dia do Artista

Olha só, hoje é dia do Artista e de tão artista que sou, nem me atentei. Mas eu nem me surpreendo. Afinal, nós, artistas, geralmente somos assim. Quer dizer, tentarei fazer esse texto falando apenas de mim. Eu costumo não gostar dessa coisa de querer generalizar tudo e aqui não será diferente. Então, voltando para mim queria dizer que ser artista é muito complicado, viu? Primeiro, porque nós não somos pessoas com... ops, olha eu generalizando de novo. Esquecer as coisas com facilidade é outra característica bem marcante por aqui. Enfim... é complicado ser artista, porque eu não sou uma pessoa comum. É sério! Para você ver, eu costumo me alimentar de tudo que eu vejo, ouço, percebo, sinto, escuto... Se você me conta uma boa história, se fala algo que eu considero interessante (ou ofensivo); tudo. Cedo ou tarde você vai encontrar vestígios desses acontecimentos nos meus trabalhos. Então, eu definitivamente não sou uma pessoa comum. Quer ver outra coisa que eu sinto sobre ser artista? Quase sempre – se não sempre, eu estou em estado de constante busca. De afeto, de atenção, de aprovação... não importa do que seja, eu sempre estou buscando algo. Acho que por isso eu não sou chegado em rotina. Sempre fazer as mesmas coisas, fazer sempre igual... Credo, até arrepio. Comigo é cada dia uma novidade. Um gosto musical diferente (e bota diferente nisso), um hobbie novo, um outro estilo de me vestir, um curso novo - mesmo sem ter terminado o outro que estava fazendo. Eu sou assim, movido pela novidade. A arte, costuma ser o veículo onde eu expurgo meus fantasmas. Onde eu tenho os repetíveis “Monólogo de Dois”. Onde eu me (re)faço. Hoje mesmo, estava dividindo com uma grande amiga o quanto eu estava em um processo de produção artística, com tudo para ontem, sabe? Desenhando, pintando, estudando, dando aula, aprendendo arte digital, escrevendo peça de teatro, produzindo vídeos e tentando produzir conteúdo relevante para a galera (inclusive, se você chegou até aqui, terminando, vai lá dar uma moral no @odanilobarreto e @_atelien). Enfim, tanta coisa e isso sempre esteve refletido 100% nos meus trabalhos. É... ser artista é isso. Viver com emoção - e algumas longas pausas de calmaria, claro, vendo tudo isso refletido em desenhos, fotos, textos, danças, performances, bolos, paisagens, músicas, sonhos... Sonho! Pelo menos, para mim, sonho é mais importante que o agora. E se você não sonha comigo... Aliás, estava quase me esquecendo e isso é muito importante falar: ser amigo de artista não é fácil. Mesmo levando em conta que ser amigo de gente, por si só, já não é aquelas coisas. Conviver som artistas pode ser o céu e o inferno ao mesmo tempo. Você percebeu que eu passei a generalizar de novo? Eu faço isso e nem percebo. Será que essa também é uma característica de artista? Pelo menos, não tinha nada falando sobre isso nos textos que li para escrever esse. E em um deles eu li algo que levarei para sempre comigo. Saca só: “Mas uma coisa é certa: quando você tem o amor de um artista, ele é para sempre! Porque os artistas amam de amor”. Essa parte entregou tudo e posso dizer que é isso mesmo. Quando eu amo, eu amo para valer. De maneira profunda, sincera e verdadeira. Na verdade, um pouco dramática, mas quem não? Acho que é isso! To aqui refletindo e quanta coisa eu consigo ser. Fazer. Viver. É isso, artista! Eu, artista.