Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

LEITURA NÃO SE APRENDE NA ESCOLA

Creio que, seja lá qual for a metodologia aplicada, a competência para ser alfabetizado ocorre naturalmente, quando o indivíduo de qualquer tempo de existência vivida se torna curioso por adicionar novo código a sua solitária “capacidade para leitura ambiente”!

   

  Todo mundo chega aos bancos escolares com “sua leitura”. Visão pessoal e intransferível - memória agregada e seletiva, nem sempre saudável.


  Ler é muito mais que decodificar um texto escrito. Ler é ser capaz de discriminar detalhes físicos e emocionais do cenário em que se está inserido. Um pacto de convivência humana com a realidade que nos cerca.


 Quando se domina a natureza da compreensão do cenário e seus atores e a necessidade deste raciocínio quase lúdico, porém dramático, aí, ocorre a tradução do que consiste “LEITURA”. Tudo passa a perder razão simbólica para ganhar a solidez da verdade EXISTENCIAL.


    Ler é, pois, muito mais que decodificar um texto escrito. Ler é olhar, ver, traduzir, atuar e se sentir integrado ao cenário que a vida propõe, não como um espectador alienado, mas como parte inserida neste contexto marcante e, que, revelado, deixa de ser abstrato e permite a formidável evolução da própria competência.


    Assim, a “alfabetização” de indivíduos não pode se alienar da experiência de leitura anterior vivida. Da tradução do existencial! Só assim, usada como mais um instrumento de percepção, a Alfabetização vencerá limites de tempo de absorção, de forma lúdica por ser tornada mais uma aliada à compreensão da experiência fantástica de integração e evolução e expansão.


     A Leitura obedece a um código natural, pessoal e intransferível. A Alfabetização não pode evoluir isolada deste contexto e seu sucesso depreende da leitura existencial que a tem de inserir neste volume. Assim, o Professor se torna o Maestro desta Sinfonia de sons, luzes, cores, emoções e relevo, regendo com sucesso essa particular dimensão.


    Não basta conhecer a “partitura” tem que se considerar a sinfonia com o todo.


    Ler é parte de um texto maior num “cenário” de leitura ampla – A VIDA!


             Da Costa

Nova LIMA/MG/25/08/2020/16:25

dacosta
Enviado por dacosta em 24/08/2020
Reeditado em 24/08/2020
Código do texto: T7045141
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
dacosta
Nova Mutum - Mato Grosso - Brasil
218 textos (13785 leituras)
197 áudios (40462 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 15/04/21 04:16)

Site do Escritor