LEITURA NÃO SE APRENDE NA ESCOLA
Creio que, seja lá qual for a metodologia aplicada, a competência para ser alfabetizado ocorre naturalmente, quando o indivíduo de qualquer tempo de existência vivida se torna curioso por adicionar novo código a sua solitária “capacidade para leitura ambiente”!
Todo mundo chega aos bancos escolares com “sua leitura”. Visão pessoal e intransferível - memória agregada e seletiva, nem sempre saudável.
Ler é muito mais que decodificar um texto escrito. Ler é ser capaz de discriminar detalhes físicos e emocionais do cenário em que se está inserido. Um pacto de convivência humana com a realidade que nos cerca.
Quando se domina a natureza da compreensão do cenário e seus atores e a necessidade deste raciocínio quase lúdico, porém dramático, aí, ocorre a tradução do que consiste “LEITURA”. Tudo passa a perder razão simbólica para ganhar a solidez da verdade EXISTENCIAL.
Ler é, pois, muito mais que decodificar um texto escrito. Ler é olhar, ver, traduzir, atuar e se sentir integrado ao cenário que a vida propõe, não como um espectador alienado, mas como parte inserida neste contexto marcante e, que, revelado, deixa de ser abstrato e permite a formidável evolução da própria competência.
Assim, a “alfabetização” de indivíduos não pode se alienar da experiência de leitura anterior vivida. Da tradução do existencial! Só assim, usada como mais um instrumento de percepção, a Alfabetização vencerá limites de tempo de absorção, de forma lúdica por ser tornada mais uma aliada à compreensão da experiência fantástica de integração e evolução e expansão.
A Leitura obedece a um código natural, pessoal e intransferível. A Alfabetização não pode evoluir isolada deste contexto e seu sucesso depreende da leitura existencial que a tem de inserir neste volume. Assim, o Professor se torna o Maestro desta Sinfonia de sons, luzes, cores, emoções e relevo, regendo com sucesso essa particular dimensão.
Não basta conhecer a “partitura” tem que se considerar a sinfonia com o todo.
Ler é parte de um texto maior num “cenário” de leitura ampla – A VIDA!
Da Costa
Nova LIMA/MG/25/08/2020/16:25