Quasímodo

Esse fato foi terrível.

Desse acontecimento em diante compreendi o quanto ser percebido como feio ou bonito não é somente um problema estético, mas algo relacionado à aceitação de si mesmo e ao grupo social no qual pertence. Nisso consiste a reflexão abordada no romance "Frankenstein" de Mary Shelley.

Durante o avançar da doença que tomara meu pai, o assisti da melhor forma possível. Uma das tarefas dos cuidados para com meu genitor era fazer compras, pateticamente, todos os sábados no mesmo supermercado e no mesmo horário. Acabei, por conta disso, travando relação amistosa com muitos empregados do estabelecimento.

Em um determinado sábado, por volta de 2008, a caixa e o empacotador me perguntaram por que eu não guardava os cupons para concorrer a carros, motos etc., pois “a sorte poderia bater à porta naquele dia”. Em seguida cravei um olhar bem firme em cada um deles e lhes disse:

- Olhem bem para mim, eu, falar de sorte? Se eu tivesse sorte teria nascido com o rosto do Alain Delon, e não com esse rosto que vocês estão vendo.

Meus ex-amigos fizeram um silêncio sepulcral. No sábado seguinte, TODOS, todos os funcionaram que falavam comigo, nunca mais dirigiram uma palavra para o Quasímodo que escreve este texto.