As Máscaras. Quando, onde e por que usá-las?

Num grupo tão grande quanto o do Recanto das Letras, certamente há de ter especialistas na área de infectologia. Por isso, vou abordar este tema, a partir de mim mesmo, que faço parte do grupo de risco, pela minha idade estampada na página inicial, 77 anos.

Ao sair de casa, não esqueço desse equipamento de proteção e faço questão de usá-lo seguindo as orientações médicas.

Hoje, retornando da minha habitual caminhada pela orla de Maceió, na companhia da mulher, esta resolve adentrar num supermercado, para uma pequena compra. Enquanto isso, fico fora, sentado à sombra de uma bela árvore, bem frondosa, aguardando a sua saída.

Nesse ínterim, vem um médico conhecido, que também tem a minha idade, e exclama: "meu amigo, se você está aí sozinho, por que está usando máscara, respirando gás carbônico?"

_ É que estou vindo da caminhada e estou esperando a mulher que entrou ali naquele supermercado, respondi.

_Mas, nas caminhadas você não precisa usar, disse ele.

_E eu, cá comigo: "mas se a gente cruza com pessoas a pequena distância?"

Então, vê-se que o tema é polêmico mesmo, com divergência até entre pessoas da área de saúde.

Por isso, na condição de leigo, acho melhor prevenir do que remediar. Quem sabe, um pouco de gás carbônico pode ser menos prejudicial do que aquele bichinho invisível que já levou muita gente para o lado de lá, aquela dimensão misteriosa, que nem Shakespeare soube explicar: "há mais mistérios entre o céu e a terra, do que pode conceber a vã consciência humana".

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 24/08/2020
Reeditado em 24/08/2020
Código do texto: T7044805
Classificação de conteúdo: seguro