Nenhuma descrição de foto disponível.

22 de agosto de 2020 – 17h32min

Os meninos (ou homens-meninos) e seus quadriciclos… 4 garotos em cima de 1 quadriciclo e duas mocinhas de short e biquíni com cabelos amarrados pra cima, eles estão em Miami. Os garotos que jogam futebol há poucos metros da cena, perto do mar… Estão na Bahia. Às vezes eu fico com cara de bobo pensando na humanidade povoando Marte (como nos livros de Ray Bradbury) e levando umas seis toneladas de quadriciclos pra lá… Vejam bem, não adianta procurar por lugares e vidas novas em lugares novos se você for apodrecido por dentro… a humanidade criará lugares idênticos aos daqui, com os mesmos defeitos e crises.

Crises… crises… crises… crises… crises……..

Todos vem e vão… de biquíni e sunga e corpos sarados. (e eu sou o cara escrevendo numa varanda). Rico gosta de malhar, de correr na orla, de se alongar, rico gosta de bonezinho e calça colada… E gosta de Gatorade. Pobre trabalha. Babás, empregadas, caseiros, jardineiros… são seres constantes e presentes… E depois de um tempinho esquecemos deles… desaparecem e reaparecem de acordo com a necessidade dos patrões. Muitas vezes esses patrões são adolescentes e crianças.

**************************************************
21h19min – E continuando o que ninguém leu – ou não prestou atenção (desde 1984)


São todos brancos também! Nada contra… eu acho lindo mulheres brancas… pálidas, leitosas. E minha mãe é branca. O problema é a tentativa de embranquecer o que não é – essencialmente – branco. 99% das mulheres que vejo passando são morenas (cabelos pretos ou castanhos de nascença), mas elas pintam de loiro… ficam que nem gambás; cabelo loiro que vai escurecendo até a raiz.

21h31min

Uma vez eu pedi pra minha mãe pra alisar o cabelo. Não lembro da resposta que ela deu. Quer dizer… lembro que ela não quis, obviamente. Mas não lembro do que ela disse pra me CONVENCER. Pois eu sou muitíssimo insistente quando quero uma coisa, mas no fundo… Eu não queria ter o cabelo liso. Eu só queria ser igual as pessoas do colégio… E todo mundo lá era branco! E as pessoas pretas (como eu) que eu conhecia, não tinham dinheiro... e eu tinha. Pra uma criança, isso é bem estranho. Então seria melhor se eu estudasse num colégio público? Sinceramente, acho que não… acho que seria o mesmo nível de desastre.

O problema não reside no fato dos ricos existirem. O problema é quando a riqueza de um, depende da extrema pobreza do outro, pra continuar existindo.


Mas eu sou contra essa ideologia da agonia
Sou a favor do investimento
Pra acabar com a pobreza
Sou pelo estudo e o trabalho em harmonia
O amor e o cristo redentor
Poesia na democracia” (Jorge Mestre Mautner)