Redes sociais X Saudade

Eu, aqui, com a minha vontade sempre muito grande de escrever. Por mais que seja algo que se possa apagar posteriormente, por mais que seja algo que se possa guardar posteriormente, mas, sempre algo que se possa aproveitar posteriormente.

Resolvi entender a relação existente entre as redes sociais e a saudade. Surgiu, então, uma dúvida inerente ao tema: Será que as redes sociais estariam sucumbindo com a saudade? Lentamente, morosamente e de modo sorrateiro, não estaria a saudade, em apuros, perdendo o valor devido e justo?

Bem... Uns diriam que não. E diriam ainda que as redes sociais vieram para o uso adequado de se matar a saudade que ainda existe e aperta o peito. Diriam, também, que é só entrar no Facebook, no Twitter, no Whatsapp, para matar a saudade do ente querido.

Outros diriam que sim. Que essa ferramenta da internet veio para destruir a afetividade daquele que se encontra longe. Que, realmente, as redes sociais vieram para desagregar quem está perto e agregar quem está longe e que a saudade está, assim, moribunda.

Quem estaria certo?... Verdadeiramente, não sei!... Mas sei de uma coisa que envolve as duas situações: A saudade não vai sucumbir e nenhuma rede social substituirá esse sentimento. A saudade é toque, é pele, é interior. A saudade é abstrata. Não podemos pegá-la e sim, senti-la. É muito necessária a existência de dois corpos afinados, sintonizados, para que essa pequena palavra “saudade”, possa fluir de modo pleno. E faça valer, realmente, o seu sentido divino.