FERMENTO NATURAL – ABENÇOADAS MÃOS

Mãos pequenas, delicadas, mas firmes. A massa do pão artesanal com fermento natural explode em suas mãos. Sova a massa, trabalha com intensidade, com a mesma dedicação, com o mesmo carinho que durante estes trinta e nove anos o fez com toda a família. Sem que perceba, fico observando seu trabalho e lhe admirando. Com ela criamos nossos três filhos, hoje adultos, todos graças ao bom Deus formados, encaminhados. Abençoadas mãos. Utilizo este espaço para lhe prestar uma humilde homenagem, por estes longos anos de união, companheirismo. Muitos foram os momentos, alguns bons, outros nem tanto, mas todos eles compuseram os temperos de uma vida. Ela sempre firme, corajosa, humilde, companheira e mãe exemplar. A “dona” da cozinha, espaço que ela atua sempre com carinho e com uma dedicação indescritível, faz tudo com o coração. Como fez com o fermento natural do seu pão artesanal, dias após dias, um cuidado especial até, segundo ela, ficar no ponto. Não tem como não lembrar, JESUS falou: “EU SOU O PÃO DA VIDA”. Falou da vida espiritual e eterna. Rogo que o fermento natural da FÉ do “PÃO DA VIDA” continue abençoando suas mãos, abençoando a fiel companheira, a fiel mãe, e à família.

Finalizo com um trecho da poesia “O teu Sorriso Tira-me o pão se quiseres...", de Pablo Neruda. “Tira-me o pão se quiseres, tira-me o ar, mas não me tires o teu riso”. Obrigado por existir.