3º GRAÚS – SUL - FOGÃO - FÉ

HOJE às 07h:00, - 3º GRAUS negativos, sensação de - 6º, muito vento. Não nevou, faltou umidade, mas está “frio de renguear cusco”, "de cão tremer as pernas”. No ar se percebe um leve cheiro de madeira queimada, a fumaça das chaminés dos fogões à lenha e das lareiras das casas não conseguem enganar que é dali que provem. As chaminés atuam como um indicativo, um termômetro, do alvorecer ao entardecer indicando estar frio. No início do inverno já se percebe na cidade, vez que outra, um veículo passando carregado com lenha, nítida preocupação em estocar um pouco para queimar nos dias de frio mais intenso. A madeira normalmente é eucalipto que provém de plantios legalizados. É assim em minha meiga terra, no Sul do Brasil, no Paraná, a mil metros de altitude, clima europeu.

No inverno, na maioria das casas, a cozinha vira sala, as conversas rolam ao pé do fogão, ele é testemunha ocular. Não se ignoram que atualmente existem outros meios modernos de se aquecer, muitos assim preferem, no entanto, estou no grupo daqueles que, me permito dizer, gostam do encanto do fogão à lenha, da brasa ardendo, do pinhão na chapa, do chiado da chaleira, do estalar da queima das grimpas de pinheiro e do prazer de alimentar o fogo. Pode até mesmo parecer estranho, sei que a maioria não gosta do frio, uns até detestam, mas eu gosto. Já vi muita neve branquear os campos, muito gelo virar de um dia para o outro, muita torneira sem água porque congelou e muito cano de água estourar. Mas queira ou não, o frio é companheiro da boa conversa, o frio aproxima, o frio aquece nossos corações. Na realidade gosto de todas as estações, acho que todas têm suas peculiaridades, seus encantos. As estações do ano servem para que possamos ver a beleza da natureza que Deus nos concedeu. Como no inverno, que muitas vezes as folhas caem, mas a árvore não morre. Ela suporta o inverno, na certeza que na primavera voltará trazendo novas folhas, flores e frutos. Assim também acontece com a nossa vida, Deus está presente em cada estação. Sendo assim, com FÉ, vivamos o frio, as flores, as águas das fontes, as folhas caírem sem alarde. Vivamos às estações.