O seu ser ri?

No dia 21 de agosto de 2020, ao ler um comentário a um dos meus textos no Recanto das Letras, eu não segurei a gargalhada. No comentário, alguém diz que, certamente, eu encontrarei um amor, mas somente quando eu parar de me preocupar com isso.

A vida é um ambiente de aprendizagem. Só deixarei de aprender quando eu não mais estiver no meu corpo. Será que eu tenho alguma preocupação com alguma coisa? O que você diz? Você tem certeza de que me conhece? O que me dizem os estoicos? O que me diz o budismo? O que me diz Lao-Tsé? O que me diz Epicuro? O que me diz Osho?

Existe algum assunto humano sobre o qual não pensa ou não escreve o pensador? Há pessoas cuja formação não lhes permite ironizar, rir de si mesmas, considerar-se ridículas. Elas se levam muito a sério, e, ao se levarem a sério, não conhecem a si mesmas, nem podem conhecer o outro; vivem acorrentadas em suas crenças, opiniões. Quem consegue me interpretar fielmente? Você consegue? Como você entende o que digo agora? A sua interpretação do que digo agora é o que eu digo?

O seu ser ri? Você se considera um palhaço? Você fica preso ao que escreve? Você absolutiza o que lê e o que escreve? Você duvida do que você acredita saber? Você duvida de você?

O seu ser ri? O seu ser é leve ou pesado? Eu não sei quem é você. Você sabe quem sou eu? É possível conhecer alguém?

Domingos Ivan Barbosa
Enviado por Domingos Ivan Barbosa em 21/08/2020
Reeditado em 21/08/2020
Código do texto: T7042238
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.