II O COTIDIANO E A ÁGUA... 09h13min.

Estamos passando por longa estiagem em nossa cidade, os reservatórios estavam a 27% de sua capacidade, em razão disto há um severo racionamento, pois a água é indispensável em nossa vida. Felizmente nestes últimos dias tem chovido, melhorando até a capacidade dos reservatórios, que devem estar passando um pouco mais de 30%... Há afirmações, que em 1931, ocorreu algo parecido...

Em razão desta anormalidade climática, a Sanepar, pediu colaboração dos usuários, para que economizassem 20% de seu consumo. Isto até não é tão difícil, com atitudes bem simples: banhos menos demorado, que não ultrapassem de 5 minutos, ao lavar a louça, as peças ao serem lavadas, são colocadas numa bacia com água morna, colocadas na pia, quando então a detergente é retirado, e a agua que vai caindo vai facilitando as demais com o uso de menos água, é uma economia surpreendente, pois se gasta um terço d´agua, com o processo da torneiro quase que permanentemente aberta...

Do mesmo modo por um dever de consciência não se deve lavar calçada ou carro, outra dica, ao se fazer a barba, usar uma pequena vasilha, com água morna, se umedece o rosto antes de espalhar o creme, e o excesso de espuma do aparelho será retirado no recipiente, isto dá uma economia acentuada, em se comparando com o outro processo mais comum, constantemente abrir a torneiro para retirar o excesso de espuma do aparelho. Finalmente usar um copo com água ao se escovar os dentes, pois há um hábito enraizado de abrir a torneira e com as mãos vai se enxaguando...

Na ultima terça passada era o dia de nossa auxiliar semanal das tarefas do lar, chegou bem cedo, costuma antes de tomar o café, pegar um balde, e passar um pano na calçada, coincidentemente, esta terça não teria água. Por precaução já havia três baldes, o que na realidade não seria preciso, pois atualmente gastamos em média 200 ao dia e caixa d´agua é de 500 litros. Lá pelas nove horas notamos que a torneira do banheiro, ao abrir não tinha água. “Mistério”, até chegamos a avisar o nosso genro Luiz, que viesse dar uma olhadinha, ele veio, constatou que a caixa misteriosamente a caixa d´gua estava vazia, e o “vilão” era o banheiro da esposa, que teve um vazamento na caixa da descarga...

E, salvação neste dia aconteceu de forma inusitada, foram colocados três baldes na chuva que não demorou muito já estavam cheios, o que permitiu que ela terminasse normalmente suas tarefas... 09h52min.

Curitiba, 20 de agosto de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

Em tempo: mais de 30 milhões de brasileiros não tem água tratada, quase a metade da população não tem saneamento básico, o que não deixa de ser um desafio aos governantes.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 20/08/2020
Reeditado em 20/08/2020
Código do texto: T7041100
Classificação de conteúdo: seguro