Quando fiz 40 anos meu filho tinha 11

Quando fiz 40 anos de idade não me lembro se houve comemoração. Talvez minha ex tenha feito um bolo e cantado parabéns. Fernando, meu filho estava com 11 anos. Neste dia 12 de maio de 2020, é ele quem faz 40. Como o tempo passa rápido! O moleque é pai de Raul, de 7 anos, alegria nossa, para continuar espalhando o nosso DNA. Mas não coloquemos responsabilidade nele, afinal somos pais e avós e não donos de suas vontades.

Nos meus 40 anos a terra era redonda; nos 40 de meu filho, a terra é plana. Pelo menos para o presidente da república e seus fieis seguidores. Nos meus 40 a democracia fora recentemente instalada e o presidente era Fernando Collor; nos 40 de meu filho, o presidente é Jair Bolsonaro e a ditadura vai ganhando forma, com cerca de três mil milicos em cargos públicos. Nos meus 40 anos as notícias falsas eram transmitidas por rádios, tevês, mídias impressas e por cartas anônimas; nos de meu filho são espalhadas pelas internet por robôs e milícias digitais, além, é claro, das rádios, tevês e mídias impressas. No ano em que fiz 40 anos, morreu Freddie Mercury em decorrência da AIDS; nos 40 de Fernando, morreram milhares de pessoas em decorrência da pandemia do COVID-19. Quando eu fiz 40 anos as tropas estadunidense invadiram o Iraque; meu filho, aos 40 vive o contexto da guerra híbrida, sob a liderança dos Estados Unidos...

Como intenção deste, vá lá, cronista, é festejar os 40 anos de meu filho, mudemos o rumo da prosa. Fernando é um pai responsável, marido de Angélica, cá pra nós, uma mulher brava, mas de coração generoso. O Raul é um menino, como o pai, inteligente e bonito. Ambos puxaram o pai-avô. E são feras no vídeo-game. Termino dizendo que os amo demais e que em outros aniversários, livres do isolamento social, a gente possa comemorar num abraço real.