VIAGENS INESQUECÍVEIS

VIAGENS INESQUECÍVEIS

Na vida, viagens são rotinas, mas, há as que se tornam inesquecíveis. Já fiz muitas viagens, mas, as que vou mostrar aqui nesta matéria, são para mim, especiais por agregar-me cultura, conhecimentos e bagagem turística.

Pretendo falar delas, mostrando as fotos correspondentes e um breve relato desses extraordinários passeios que fiz com minha família.

A título de informação, esclareço que as viagens inesquecíveis referem-se às cidades europeias, norte-americanas, Israel (Terra Santa), e, Brasil.

1. A primeira cidade que conheci na Europa foi LONDRES, capital da Inglaterra. Com sete milhões de habitantes é a capital, também da Europa. Sua localização é estratégica, pois, está amparada pela grande Ilha (Grã Bretanha), tendo como vizinhos do mesmo Reino Unido, a Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Terra da Monarquia e da Rainha. Do imponente e caudaloso Rio Tâmisa. Sua história é milenar e ligada à conquistadora Roma.

Sua cultura preserva história milenar. De muitos reis e rainhas, Londres guarda antigas tradições: “O som do Big-Ben. O chá da tarde. Os famosos ônibus de dois andares. A grandeza e limpeza de seus gigantescos parques. As pontes sobre o Tâmisa. Os castelos medievais. A mão esquerda do trânsito. A disciplina e ordem do povo inglês. A variedade gastronômica nas comidas inglesa, italiana, Indiana, mexicana, japonesa e outras. LONDRES tem diversões para todos os gostos. Os verdejantes gramados do Green Park, Hyde Park, Greenwhich Park, Picaddily Circus e suas neons, o caudaloso Tâmisa, as Pontes coloridas e decoradas sobre o Tâmisa, as badaladas do Big Bem, Os românticos pubs, o “tea” da tarde, os Doubbledeck vermelhos, os tradicionais trens com os passageios lendo seus jornais, o glamour dos teatros, enfim, o estilo inconfundível do inglês Ainda na Inglaterra, visitamos LIVERPOOL a terra dos Beatles. A cidade respira a famosa Banda e o futebol de seu English Time. Passando pela fronteira seca fomos até EDIMBURGH, cidade escocesa semelhante a Londres, mas, de população bem menor. Lá conhecemos a fabricação da mais famosa bebida inglesa depois do “Tea”: O wisque. Visitamos ainda o famoso Castelo de EDIMBURGH situado no alto de um morro. Causou-nos estranheza a vestimenta dos homens com a tradicional saia escocesa e os flautistas da gaita escocesa se apresentando ao público turista. A cidade de BATH com fortes traços da invasão romana, da famosa fonte aquecida com piscinas no estilo romano. A cidade de YORK com suas famosas Catedrais. CANTBURRY outra antiga cidade repleta de catedrais antigas. Na orla com o Canal da Mancha, conhecemos a bela e moderna BRYGTHON com suas praias forradas de pedrinhas arredondadas e cassinos.

2. Depois de dois meses em Londres, atravessamos o canal da Mancha, por navio, e aportamos na costa francesa na cidade de CALAIS, 45 minutos depois de zarparmos da costa inglesa, de onde fomos de ônibus até PARIS, a cidade luz! Na viagem pudemos observar os campos e agricultura da França e ao longe a linha do famoso Trem Bala que liga Londres a Paris. Nos quatro dias em Paris tivemos a oportunidade de passear pelo centro da cidade. O Arco do Triunfo que tive a petulância de subir sua longa escada com mais de 300 degraus e fotografar a cidade lá de cima. Visão espetacular de toda Paris, a Torre Eiffel, o Rio Sena, a larga e longa Champs-Élysées! Mas, notável e esplêndido foi ver Paris à noite, com suas luzes e muito perfume no ar! Passeamos também pelo Rio Sena de bateau mouche até a Catedral de Notre Dame e jantamos a bordo do beauteau. De sobra fomos conhecer o famoso Museu do Louvre e seu gigantesco acervo de obras e pinturas.

3. Um pulo e estamos na capital da Bélgica. Bruxelas é moderna. Mas o que me chamou a atenção foi a sua praça central (Gran Place) toda dourada e com seus restaurantes e lanchonetes onde você pode degustar a verdadeira trufa. Mais um pouco estamos conhecendo a fábrica de lapidação de diamantes. Bruxelas tem o maior dos monumentos. É um ícone pelo tamanho – O ATOMIUM, uma gigantesca esfera com restaurantes e café dentro... Quem vai a Bruxelas e não conheceu o famoso bonequinho “Manequin Pin”, o mijão, e sua história, não foi a Bruxelas!

4. Viajando um pouco para o Norte chegamos em Amsterdam, na Holanda. Cidade marron, porque seus edifícios tem quase todos a tonalidade de tijolinhos à vista. A cidade é cercada por uma grande, e, colossal aspiral de água. Os canais interligados circundam a cidade. Amsterdam também é conhecida pelo consumo da maconha. Lá há pequenas lojinhas onde o produto é vendido em quites e bolos da erva. Mas o que salta aos olhos é a surpresa de sermos atropelados pelas bicicletas. Há ciclovias em abundância e pontos onde se pode pegar uma byke e andar uns bons quilômetros e deixa-las em outro ponto. Não se assustem se derem de cara com vitrines exibindo modelos quase nuas “verdadeiras”... Elas se exibem para quem quiser pagar e fazer seu programa!

5. Bem, agora voltando a Londres, nosso ponto de estação, pegamos um avião e três horas depois estamos descendo no aeroporto de Fiumincino na grande Roma. Pegamos um trem que ia para o Norte de Roma num bairro chamado “Nomentana”.

Enquanto o trem corria, podíamos ver os resquícios da antiga civilização romana. Aquedutos e muitos arcos ainda em pé iam desfilando a imponência do Império Romano. Horas depois, chegamos na estação de Nomentana. Hospedados no quarto andar de uma pousada, íamos para o centro de ônibus. Descíamos na Estação “Termini” e dali, pegávamos o metrô até o Vaticano. Um dia inteiro para visitarmos a gigantesca Basílica de São Pedro e a Capela Sistina. Do lado de fora havia ainda as grande Piazzas como a Fontana Di Trevi, Piazza De Espanha... O Monumental COLISEO e as ruínas do FORO ROMANO. De sobra a tradicional pizza e um bom vinho italiano às margens do Rio Tevere que banha Roma próximo ao Vaticano. Numa quarta feira, lá pelas onze horas, tivemos a oportunidade de ver a entrada do Papa João Paulo II que costuma fazer uma catequese aos turistas que entram na Basílica. E à tardinha quase às seis da tarde, com a Praça de São Pedro lotada pudemos assistir ao Santo Terço celebrado por sacerdotes, incluindo um brasileiro. Como destaque, os restos mortais de São Pedro estão sepultados debaixo do altar central da Basílica e o de São Paulo, da mesma maneira e fora dos muros na Basílica de São Paulo.

6. Partindo de Londres, subimos de carro ao Norte. Logo passamos por algumas cidades como York e suas imensas Catedrais. Atravessamos a fronteira seca com a Escócia e fomos à cidade de Edimburgh, terra do bom wisque e onde o homem escocês se veste elegantemente com saiotes xadrez. Andando um pouco pelo centro pode se ver os famosos tocadores de gaita de fole.

7. A viagem de carro continua para oeste e chegamos a Liverpool a terra dos Beatles. As lembranças da famosa Banda podem ser vistas no CAVERN CLUB. Lá os jovens Beatles, faziam seus shows no começo de sua carreira. Uma construção medieval, de tijolos à vista e com pequenos arcos nas paredes internas. O piano e os óculos de John Lennon e muitos banners mostrando a Banda pelo mundo.

8. Prosseguindo na viagem pela Inglaterra, chegamos à cidade natal de William Sheakspear – “Stratford”. Ai nasceu o maior dos dramaturgos que o mundo conheceu. Uma pequena cidadela extremamente bucólica e romântica banhada pelo Rio Stratford Avon, ficamos hospedados por três dias nos famosos “BB”; Bad & Breakfast com baixos preços e confortáveis.

9. Outra pequena cidade inglesa, mas, de muita história foi “BATH” a leste de Londres. Ai os romanos fincaram bandeira. E o nome se deve aos banhos romanos nas fontes térmicas que ainda hoje jorram quentes enfumaçando o local cercado pelas imagens de estátuas de Anjos e Arcanjos.

10. À Terra Santa (Israel) onde visitamos desde a Galiléia até a Judéia (Nazaré, Cafarnaum, Caná, Magdala, Monte Tabor, Rio Jordão, Tabgha, Jericó, Belém, Jerusalém, Mar Morto, Estrada de Emaús, Ein-Karen, Tel Aviv, Tiberíades, Monte das Beatitudes, Mar da Galiléia, Campo dos Pastores, Monte da Tentação, Monte do Precipício, Betânia, etc...), fizemos uma viagem de peregrinação inesquecível. As informações colhidas e vistas sedimentaram nossa cultura espiritual e eclesiástica católica.

11. As belezas da FLORIDA são incontestáveis. A península americana é realmente bonita. Na ausência de montanhas, mas, com litoral recortado possui praias belíssimas como a de SARASOTA ao norte. Mais ao sul conhecemos a Boca Grande, a foz do Rio Mayaca e Punta Gorda, um bela cidadezinha às Margens do Golfo do México. Mas bonito mesmo foi o bucolismo de Port Charlotte cercada pelos canais que banham os fundos dos quintais de todas as casas. Por ali vê-se as passagens dos barcos domésticos que navegam calmamente. Outra bela cidade que conhecemos foi a de Fort Meyers com o aeroporto por onde chegamos à Florida.

12. Bem, mas viagens inesquecíveis também são as do Brasil:

13. Ao Nordeste, visitamos Fortaleza, Recife e Maceió com praias belíssimas e comidas típicas do Nordeste. Passeios de Bugue, Falésias, a pequenas cidades do sertão alagoano.

14. Ao Oeste, conhecemos a bela Campo Grande, com seu mate “tererê” e muita carne. A cidade é a porta de entrada para o tradicional Pantanal.

15. Ao sul visitamos Porto Alegre, Santa Maria e Gramado com passagens rápidas por Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Vacaria, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo...

16. Florianópolis, Joinville, Blumenau, Itajaí, Camboriú, Itapema, Navegantes, Pomerode, Mafra, Barra Velha, foram as belas cidades de Santa Catarina e seus estilos europeus!

17. No Paraná, conhecemos Curitiba e sua modernidade nas praças e jardins, seu trânsito ordenado, clima ameno e arquitetura moderna! A “Ópera de Arame” foi um dos belíssimos destaques turísticos. Além da apresentação dos “Meninos Cantores”, no Natal.

18. Por Minas Gerais, visitamos a bela Araxá – a cidade do Nióbio e suas termas. Passagens rápidas por Uberaba e Uberlândia, duas belas e grandes cidades do interior mineiro.

19. Por Goiás, conhecemos as famosas termas de “Caldas Novas” e seu turismo inconfundível!

20. No Rio de Janeiro, além da Cidade Maravilhosa, tivemos o privilégio de visitarmos, durante a nossa lua de mel, as montanhas de Friburgo. Na região dos Lagos estivemos em Macaé, Cabo Frio, Arraial do Cabo, Búzios, todas com aquele bucolismo muito procurado pelos europeus, argentinos e outras nacionalidades estrangeiras!

21. Agora, como não poderia faltar, vamos dar umas voltas pelas belas cidades paulistas:

22. Começando pela minha Sorocaba, A Manchester Paulista e terra do São Bento e de Baltazar Fernandes seu fundador. Ribeirão Preto, a Califórnia brasileira com seu calor. A Morada do Sol: Araraquara, Rio Preto, Campinas, Americana, Piracicaba, Jundiaí, Itu, São Roque onde nasci. São Jose dos Campos, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Aparecida, Guaratinguetá, Lorena onde resido, Piquete a terra da pólvora, Cruzeiro dos vagões, Campos do Jordão: A Suíça Brasileira.

23. O Leste Europeu, também figura nestas narrativas. Quatro países com suas cidades inesquecíveis. República Tcheca, Hungria, Áustria e Alemanha.

24. Comecemos pela República Tcheca com sua belíssima capital – PRAGA.

25. Depois fomos à Hungria visitando sua capital BUDAPEST lindíssima.

26. 243 Km e estávamos em VIENA na Terra da valsa – Áustria e do romântico

Rio Danúbio.

27. De Viena a SALZBURGO, já na Alemanha viajamos por 296 Km.

28. Mais um pulinho, de 124 Km chegamos em MUNIQUE, a terra da cerveja.

29. De Munique a REGENSBURGO, depois a NUREMBERG a terra do julgamento do Holocausto Judeu.

30. Mais um pulinho de 226 Km, chegamos a HEIDELBERG, tudo na Alemanha e por fim terminamos em FRANKFURT a grandiosa cidade alemã.

31. Foram quinze dias de sonhos, pois todas essas cidades do Leste Europeu já pertenceram e estiveram escondidas atrás da “CORTINA DE FERRO” que separava o ocidente democrático do Leste Comunista.

Espero retornar com outras viagens. Por ora ficamos com estas que lhes expus.

Jose Alfredo Evangelista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 17/08/2020
Código do texto: T7038216
Classificação de conteúdo: seguro