TRANSPORTE PÚBLICO EM NOSSA CIDADE... 09h12min.

Nossa filha Nice Hellene, leciona no Colégio Bom Jesus, a mais de vinte anos, ontem à noite nos procurou para darmos um depoimento sobre o transporte público de nossa cidade, sucintamente o fizemos.

Entretanto, hoje estamos fazendo uma retrospectiva, pois residimos nesta cidade a mais de 70 anos, e, realmente evidenciamos parte destas mudanças, na nossa infância chegamos até andar de bonde, que no início do século no XX eram puxados por tração animal, e em seguida por energia elétrica e “desencarnaram” em 1953, naqueles idos tempos.

Lotações e alguns ônibus supriam precariamente o transporte público, imagine o caos no transito, todos estes meios de transporte convergiam, e faziam ponto final em algumas praças entrais da cidade, e do mesmo modo dai outros veículos, partiam em direção de outros bairros, é evidente que o usuário teria que pagar mais de uma passagem...

No início dos anos 70 houve benéficas mudanças neste setor, com a criação dos ônibus que trafegariam em canaletas exclusivas para eles, com a parada em terminas, e nas estações tubo, os antigos ônibus, se tornaram “alimentadores”, isto é vinham e iam, aos terminais e retornavam aos bairros de origem... Os passageiros que desciam nos respectivos terminais pegariam outros ônibus chamados de biarticulados, com uma capacidade bem maior de passageiros, que levariam os passageiros para diversos bairros, - ou centro da cidade - trafegando em canaletas exclusivas, que facilitava e agilizava o seu percurso, de norte ao sul e leste ao este, com uma grande vantagem o passageiro pagaria tão somente uma passagem...

É evidente que no começo alguns reclamavam, pois não é fácil aceitar mudanças, mesmo que venham para melhor, o transporte público em nossa cidade nestes últimos anos foi se aprimorando, em que muitos preferem deixar o carro em casa, e usar a eficiência do transporte público, até não mencionamos, os portadores de necessidades especiais, hoje, tem nos transporte público um tratamento diferenciado para puderem entrar, ou descer até mesmo com suas cadeiras de rodas... 08h48min.

Em tempo: estas modificações no transporte público em nossa cidade se devem ao prefeito, Jaime Lerner, na época, na sequencia outros prefeitos foram aprimorando o sistema, que é copiado a nível nacional e internacional...

Curitiba, 16 de agosto de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmorzimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/08/2020
Código do texto: T7037005
Classificação de conteúdo: seguro