Milícia da Gramatiquice

CONCORDO que quem escreve deve tentar respeitar as normas gramaticais. Mas não deve fazer disso uma obsessão porque quem escreve, principalmente crônicas, tem que ter um estilo próprio, e esse estilo não pode ficar preso à camisa de força da gramatiquice. Sim, porque se o escrevinhador ou cronista for se preocupar mais com a forma do que com o conteúdo fica chato. Quem escreve deve escrever como fala. Nunca virar um pafúncio da escrita, um desses chatos de galocha que fazem reclame de sua sapiência e ainda, com uma lupa patrulha os escritos dos outros e tenta criticá-los negativamente. Esses sabichões as pessoas só leem por pena e caridade. Não possuem estilo e nem linguagem coloquial que é a camisa dez de uma crônica.

De vez em quando a milícia da gramatiquice faz suas cabriolas verbais pichando os outros, mas se formos examinar o texto deles, sai de baixo... Deixa pra lá a patrulha da gramatiquice. Não sabem sequer o que é uma crônica. Juro.

Por fim, sobre gramatiquice vou citar o que disse Jorge Amado numa entrevista ao Pasquim:

"Eu não sei gramática, não consegui aprender, nunca fui bom aluno de gramática e nunca me preocupei com isso". BINGO. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/08/2020
Código do texto: T7036051
Classificação de conteúdo: seguro