Desinteresse, vírgula

NINGUÉM me diga que nunca ouviu uma confidência delicada de um amigo, notadamente uma confissão sobre sua vida amorosa. Ouviu sim, e guardou. Detalhe: e ficou impressionado com a dita cuja.

Sou um velho, já vi e ouvi muita coisa. Já ouvi confidência e confissões incríveis. Por isso acho que a vida é bela, belíssima, mas complexa pra caramba. Como se finge, usa-se máscaras, dissimula-se muito na vida, ou seja, recorre-se ao fingimento e às máscaras e fantasia, não raro, por necessidade. Que fique claro que na vida não há heróis,super-homens, mulheres maravilhas,santos. A vida, repito, é complexa pra caramba.

Certa feita, há nos e anos, acho que nos anos novena e lá vai fumaça, conversando com um amigo, casado também com uma amiga minha, eu julgava que os dois viviam em eterno amor e exalavam desejo um pelo outro. Mas ele me disse algo que nunca esqueci:

- Bicho, deixa de ser besta, nunca julgue as coisas pela aparência, às vezes o que parece felicidade é disfarce, algo tipo impotência disfarçada de desinteresse ou desinteresse disfarçado de impotência. Mas a vida continua e não é o fim do mundo. Mas há muita fantasia.

Não comentei. Nem nunca perguntei se a reflexão era pessoal. Depois refletindo fiquei desconfiado. A vida é, repito mais uma vez, complexa ppra caramaba. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/08/2020
Código do texto: T7035096
Classificação de conteúdo: seguro