Não da para silenciar

MESMO sabendo que não adianta tentar discutir as falhas e omissões no enfrentamento da padeia do coronavírus no Brasil, não consigo deixar de externar a minha opinião e o meu protesto. Detalhe: nem ministro da saúde efetivo nós temos. E o governo, principalmente o presidente cloroquina, só atrapalha.

Não dá, hermanas e hermanos, para entender que o Brasil sozinho tenha quase duas vezes mais casos confirmados e mortes que dez países juntos da América Latina. Vejam os números de ontem: o Brasil com 217 milhões de habitantes apresentou 3.229.621 casos conformados e 105.654 mortes, enquanto dez países que juntos têm 226 milhões de habitantes (Paraguai, Uruguai, Cuba, Venezuela, Peru, Colômia, Bolívia, Chile, Argentina e Equador apareceram com 1.804.675 casos confirmados e 61.314 mortes. Por que o governo não tenta explicar esse absurdo? Tudo bem, há variáveis a considerar. Mas se trata de uma distorção incrível que é preciso trocar em miúdos. Uma curiosidade: todos esses dez países possuem ministro da saúde e seus governantes só dão bons exemplos no combate da pandemia.

Ontem vimos na tevê e na imprensa do mundo todo um belo exemplo. Na Nova Zelândia, país em que há mais de cem dias, não se detectava um único caso, de repente apareceram 14. Imediatamente a primeira-ministra foi a público e anunciou o problema e tomou as medidas para estancar esse surto. Fecharam quase tudo.Essa primeira-ministra é uma líder de verdade, não dá maus exemplos. Por que não seguir exemplo da Nova Zelândia? Mas aí presaríamos ter um líder de verdade e n~çao um presidente cloroquina. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/08/2020
Código do texto: T7035079
Classificação de conteúdo: seguro