VIDAS NEGRAS IMPORTAM.

Ultimamente tem ocorrido diversas manifestações contra o governo Bolsonaro, sobretudo os principais temas comentados trata-se de racismo e discriminação racial, covid-19 e o aumento da violência .

É perceptível que durante esse período de pandemia, mais de cem mil vidas foram perdidas pra o covid-19, vidas essas que não tem como trazer de volta. Muitas famílias se encontram desestruturadas, angustiadas e com imenso vazio. Uma vida não tem preço, e sim valor. A questão da saúde pública que já não era tão de qualidade hoje está um caos. Com certeza todos os setores, saúde, educação, comércio, turismo, entre outros, foram prejudicados, do pequeno empreendedor ao empresário. A pandemia piorou ainda mais a situação econômica do Brasil que antes já não estava tão boa. E por conta disso, o desemprego tem crescido muito a cada dia. E consequentemente a desigualdade social tende a aumentar cada vez mais.

Apesar de estarmos em pleno século XXI e vivermos em uma sociedade pós-moderna, nota-se que o racismo e o preconceito racial ainda persistem enraizados no nosso país desde muitos anos.

Cenas de racismo e violência têm se visto com frequência nos jornais, tv, nas redes sociais, no ônibus, na rua. O triste é que muitas vezes as leis que estão na Constituição Cidadã de 1988, não faz valer, nem sempre são cumpridas. Cadê a justiça em nosso país? Que país é esse?

Mesmo com a pandemia essa fase tão complicada que todos estamos atravessando, as pessoas não pararam pra pensar o que cada um pode fazer para a construção de um país melhor, mais empático e justo.

Vidas negras importam, assim como as brancas, Independente da cor da pele, raça ou etnia, ou ainda de diferentes classes sociais, somos humanos. O sangue que corre na veia do branco não é diferente da cor dos negros, ambos têm o mesmo valor, ambos merecem respeito. O negro, assim como o branco tem direitos e deveres e esses precisam ser garantidos.

Nosso país é formado por uma miscigenação de diferentes povos, isto é, uma diversidade cultural imensa. Os principais grupos foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Vidas negras importam, sim, assim como o branco, ,o mulato, o cabloco, o indígena. Portanto, cada povo tem o seu valor, a sua importância e contribuição na construção social, cultural e histórica do nosso país.

Vidas negras importam, pois são cidadãos, pessoas que tem sentimentos, valores , sonhos. A integridade deles precisa ser preservada.

Valdizia Barros
Enviado por Valdizia Barros em 13/08/2020
Reeditado em 14/08/2020
Código do texto: T7034481
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.