ORGULHO, SOBERBA, ARROGÂNCIA

NUNCA devemos julgar ninguém. Só Deus pode julgar. Mas há certo tio de comportamento que acho simplesmente repulsivo e execrável: o de quem é adepto da soberba, orgulho, arrogância, bazófia, pretensão... Não dá para segurar a revolta contra esse sem noção. Não se trata de ódio. Mass de asco. Só isso. Simples assim.

Vejam bem, admiro as pessoas que possuem cultura,conhecimentos, talento, enfim, quem realmente é culto e competente. Os que cnheço são todos pessoas de uma grande humildade. Não cultivam a soberba, orgulho, não são pretensiosos e nem arrogantes.

Sempre que penso nos que fazem alarde e recame de seus "vastos conhecimentos" (haja aspas!), eu recordo um verso de Fernando Pessoa: "... O mais que isto/ É Jesus Cristo,/ não sabia nada de finanças/ nem consta que tivesse biblioteca". Lembro também Santo Agostinho: "O orgulho é a fonte de todas as fraquezas, porque é a fonte de todos os vícios". Acrescentou o santo: "Foi o orgulho que transformou anjos em demônios, mas é a humildade que transforma homens em anjos". Também Francisco Quevedo foi ao ponto: "A soberba nunca desce de onde sobe, mas cai sempre de onde subiu".

Compreendo os que possuem um orgulho natural, um vaidade normal, um desejo de vencer na vida. Isso faz parte do show da vida. Mas o orgulhoso obcecado, ocultorda soberba, o pretensioso ao cubo, essearrogante em tempo integrl, esse tipo mecausa náuseas. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/08/2020
Código do texto: T7034185
Classificação de conteúdo: seguro