Racismo em Sentença
CONCORDO que o nosso país avançou no que tange ao combate contra a discriminação racial. Avançou mas o racismo ainda persiste,existe, persiste. Ainda precisamos lutar muito para nos livrar desse câncro maldito. Recentemente a tevê mostrou alguns casos em prédios e outros locais. Mas eis que ontem a imprensa noticiou um caso de racismo muito pior. Não foi cometido em prédio, supermercado, trânsito... Foi, pasmem, praticado numa sentença judicial.
Sim, uma juíza, Inês Zarpelon, da Primeira Vara Criminal de Curitiba, condenou a mais de 14 anos de prisão Natan Vieira da Paz, de 42 anos, por furto de celulares. O ato de racismo foi praticado quando ela exarou a sentença e num trecho mandou ver: "SEGURAMENTE INTEGRANTE DE GRUPO CRIMINOSO. EM VIRTUDE DE SUA RAÇA". Natan é negro. Em outras palavras: a juíza disse que o réu é ladrão porque é da raça negra. Pelo amor de Deus! É algo absurdo. Ela soltou nota se desculpando, falando que tiraram a frase de um contexto. Mas isso não convence, ela cometeu uma infração contra os direitos humanos, ofendeu uma raça. Essa pena também foi alta, o que nos leva a fazer uma ilação, a cor da pele inflou os anos de condenação? Não sei, acredito que não, mas o ato de discriminação levaa esse tipo de questionamento.
O CNJ afirmou que ai investigar o caso.Vai fazr de conta. Não há o que investigar. A juíza numa sentença infringiu a lei,cometeu discriminação racial. Devia ser punida. Imediatamente.
O racismo, repito pperiste. inclussive no judiciário. Inté.