Compositor Arretado

VOLTO a preferir ficar na contra corrente, longe dos Pafúncios em compotas metidos a sabichões, também dou um breque no assunto pandemia e na crítica ao governo tabajara e cloroquina. É isso, volto aos causos contados pelos gozadores, algo leve, descontraído, sem compromisso com a seriedade de araque dos capões suados e suas cabriolas ridículas. Vamos sair dos entretantos e entrar nos finalmentes como diria Odorico Paraguaçu.

Acho que já contei, mas vou recontar, vale a pena, juro. É um causo envolvendo um "artista da imaginação". Um esquerdista festivo que resolver se auto-exilar nas "Oropas" depois da edição do Ato 5. Foi para Portugal. Lá, isso ele contou depois da volta à terrinha para uma platéia de berosos que acredita que a terra é plana, depois de um mês ficou entediado com o Tejo, as pontes de Lisboa, os fados, a religiosidade do povo e enjoou de comer bacalhau e sardinhas. Resolveu então mudar para a Inglaterra, para London London, como chamou-a Caetano Veloso.Mas logo se cansou do Tamisa, do Big Ben, dos pubs, da troca da Guarda Real. Resolveu então dar um giro pelo interior do país. Escolheu uma cidade operária porque, segundo ele, estava mais de cordo com sua ideologia socialista. Foi para Liverpool. Mas lá só tinha fumaça de chaminés, não encontrou um só piquete, uma manifestação, um protesto. Mas, contou, que passando na frente de um velho armzém ouviu o som de guitarras e pessoa cantando. Alegrou-se, adorava música, era, enfatizou, um talento musical. Entrou no armazém ,então viu alguns cabeludos quebrando a cabeça para fazer uma música; iam e vinham e não acertavam nem a música e nem a letra. Como era do seu feitio ajudar os outros, resolveu dar uma "mãozinha"ao grupo.Foi até eles e pediu uma guitarra, também um caderno e um lápis. Foi dedilhando, anotando, cortando aqui e acolá, na verdade, afirmou, fazendo uma nova música, mas sem fazer auê, não queria constranger os cabeludos. Em meia hora, exclamou, fez a música e a letra. E cantou-a para os rapazes. Eles ficaram maravilhados, depois todos juntos cantaram a música com muita emoção. Os rapazes lhe ofereceram parceria, mas ele rejeitou, disse que a música era a deles,a ideia era deles. E, humilde, finalizou a narrativa afirmando que a música é Yesterday e os cabeludos, os Beatles. Um artista daimaginaçãoe um sujeito humilde. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/08/2020
Código do texto: T7032359
Classificação de conteúdo: seguro