P a f ú n c i o

SEMPRE fui aluno relapso no curso ginasial, caí na gandaia, fiz o contrário do curso primário quando fui um aluno muito bom, um dos primeiros da classe. Mas no ginasial, pasmem, eu gostava do que quase ninguém gostava:das aulas de latim. Não da matéria em si, mas porque o professor intercalava suas aulas com papo sobre s grandes pensadores. Gostava de citar ditos dos grandes filósofos.Eu achava arretado. Um dos preferidos dele era Confúcio. Lembro dele citando as máximas desse sábio: "Se queres ver o futuro estuda o passado", Outra: "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer". Mas a que gostei mais foi uma que condenava a vaidade e o orgulho: "Foge da vaidade e do orgulho. Se possuísses toda a prudência, toddo o saber dos antigos, mas te faltasse a humildade, faltar-te-ia tudo, e continuarias a ser o homem mais desprezível da terra".

Mas eu tinha um colega,ainda mais malandro que eu,completamente por fora dos pensadores, mas que era amigo da família do professor, que para agradar ao mestre, pegou uma tirinha de quadrinhos do jornal,recortou e entregou ao professor dizendo: - Professor me lembrei do sábio Pafúncio que o senhor tanto fala e trouxe esse recorte para o senhor.Era uma tirinha do Pafúncio com Marocas. O professor nem se revoltou, ficou triste. O aluno confundira Confúcio com Pafúncio.

Sei não, mas tem muita gente por aí confundindo as coisas. Tem muito Pafúncio metido a saberôto.Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 10/08/2020
Código do texto: T7031436
Classificação de conteúdo: seguro