Crônicas de Norael - 26

"Na solidão do mar, cada situação se transforma em entretenimento"

Ernest Hemingway, O velho e o mar.

IMPERATIVO

EV Prime One – Nova / Farfal Leoporis (0, 1, 8; 2; C-3) – Órbita de Norael

Cap. Kirk percebe uma dúvida. Mas não sabe do que se trata. Talvez se o sentimento fosse mais forte pudesse escutar algumas palavras. Mas era apenas uma dúvida. Era mais lógica que sentimental e saber que existia era tudo que podia fazer. Ele era um empata, mas não um verdadeiro telepata. Outros de sua espécie o eram. Mas não era o seu caso. Este dom vem de nascença ou de treinamento e pode ficar extremamente poderoso se tiver ambas as fontes.

- Só tenho consciência de algumas coisas. Outras são segredos até para nós.

- Honestamente? Somos tão capazes de mentir quanto vocês. Acho que terão de confiar em nós ou não. Não há atalhos nem caminhos fáceis.

- A verdade é que ninguém pode falar pelo seu outro eu de amanhã. Amanhã seremos outros e nosso compromisso com o passado é indecifrável. Tudo que sei é que hoje não temos nenhuma intenção de atacá-los. Pelo contrário, temos a forte intenção de defendê-los. Por isso estamos aqui.

- Mas acredito que qualquer coisa em que se crê com demasiada forma se pode por força do querer real se tornar. Nossa palavra vem do hoje. Todo dia nos atiramos do penhasco rumo ao desconhecido. Não sabemos ao certo se cairemos no mar a poucos metros de distância tornando a aventura prazerosa ou se cairemos em uma realidade dura, dolorosa e trucidante. Tudo que eu sei é que tem mais chances de cair na água quem do alto tenta acertá-la.

...

- Não posso julgar a sua proposta, entretanto. Estou no comando militar-científico. O comando diplomático é de outra pessoa. Ela me pediu para só chamá-la se vocês quisessem tratar de assuntos desta natureza. Como é o caso peço que ela se junte a nós. - Encerrou o capitão.

...

A Emb. Katrina apareceu entre as estrelas. Tinha em suas mãos um livro. O leu um trecho em noraelês fluente sem a ajuda de um tradutor. Era a página 35 de um famoso livro de aventuras de um explorador da época das navegações. Um que estabeleceu o primeiro contato com povos distantes.

- Sr. Ministro, ainda que já tenha sido cativa em seu planeta, não tive a oportunidade de conhecê-lo. Muito prazer. Eu sou Katrina a embaixatriz designada para o seu povo.

- Se quiser negociar qualquer acordo diplomático é comigo que poderá falar. Neste sistema eu sou a voz do Imperador Nox.

- Nossa nave tem grande interesse em pesquisar novos sistemas. E como ela está aqui para assegurar que nada passe de ruim com o seu império neste ciclo, nada mais justo que ela possa pesquisar aqui. Isso claro, só poderá ser feito com a sua autorização.

- A condição para que pesquisemos seu setor é a reciprocidade. Vocês querem também pesquisar o nosso. Sinto um desafio na sua pergunta. Você sabe que jamais deixaríamos que vocês pesquisassem nosso sistema, pois conhece o nosso desejo de manter o maior segredo possível sobre ele.

- Pois bem. Iniciaremos a pesquisa aqui. Sua visita ao nosso setor está autorizada. Pode levar suas corvetas. Diga ao Capitão Zarru Spin que: "A liberdade, que nada limita, é a essência da vida na consciência do homem. A necessidade sem conteúdo é a razão do homem com as suas três formas.". Ele não os importunará. E se precisarem saber de algo, procurem Natasha. Ela escuta mais longe.

Com isso a EV Prime One começou suas pesquisas em Nova (Farfal Leoporis - 0, 1, 8; 2; C-3).

Passados alguns dias a embaixatriz Katrina chamou o Ministro da Defesa novamente.

- Agora que já resolvemos as trivialidades, vai me dizer o que vocês querem e desejam de fato? Ou vão continuar a esconder-se atrás dessa parade de receio de que pensemos que o que mais apreciariam é um lucro exorbitante enquanto esperam nossas iniciativas apenas para temê-las? Nos digam logo, o que é que vocês precisam? - Katrina estava diferente. Tinha palavras mais incômodas sobre o mesmo tom ameno.

Foi o rio que me disse e Renato Nicácio
Enviado por Foi o rio que me disse em 08/08/2020
Reeditado em 08/08/2020
Código do texto: T7029902
Classificação de conteúdo: seguro