Proteção ou acessório?



Por mais incrível que possa parecer, ando sem tempo para muitas coisas. Por isso, aproveito minhas caminhadas diárias, para por em ordem as ideias soltas…
Foi assim, enquanto arrumava a máscara no rosto, que me questionei sobre esse tão precioso acessório unissex,”modelito” 2020. Será ele passageiro, como tantos outros aderidos anteriormente? Ou será que veio para ficar?
O que sei, é que desde o início dos tempos, quando a instigante serpente conseguiu mudar os rumos do paraíso, foram surgindo as mais variáveis vestimentas e os acessórios ganharam vida, passando a integrar nossas indumentárias. Uma folha de parreira aqui, um ossinho no cabelo ali, um cinto marcando a cintura, uma fivela no cabelo, uma argola para realçar o pescoço, um batom para embelezar o sorriso, e assim, vamos nos enfeitando na efêmera passagem por essa vida.
Impressionante como somos influenciados pelos modismos. Não importa se a moda - estação, não combina com a nossa região geográfica, o negócio, é estar “antenado” com as novas tendências. Um exemplo claro disso, é o uso de calças jeans apertadas - principalmente em lugares muito quentes, como a nossa cidade -, mesmo sabendo que não faz bem à saúde, é frequente o seu uso. Aliás, quanto mais apertada a calça, mais a moda ganha força!
Assim acontece em inúmeras situações. Acho que, propositadamente, os modismos não vêm acompanhados de bula, sabe, mostrando os efeitos colaterais de suas práticas. Tipo: brincos grandes e pesados podem rasgar a orelha; cuidado com os batons com chumbo na fórmula - podem acarretar problemas nos lábios -; os óleos corporais, tão perfumados e propagados, não hidratam a nossa pele; as tendências de moda de roupa acompanham as estações, portanto, segui-las fielmente é não usá-las para todo o sempre; e assim a carruagem anda...
Agora, um modismo que está em alta já há algum tempo e tão cedo não nos deixará, é o culto à “aparência jovem”. Esse veio para ficar! A longevidade sempre foi algo que inquietou o ser humano, enquanto “ser vaidoso”! Os avanços nessa área têm sido alarmantes. Plásticas cirúrgicas, atividades físicas, aplicações de produtos “milagrosos”, alimentação balanceada, complementos vitamínicos, só para citar alguns dos muitos cuidados que se vem tendo. Com isso, a média de vida tem aumentado e, junto a tudo isso, a ideia (ainda que falsa) da eterna juventude.
Foi-se o tempo em que uma senhorinha de cinquenta anos, tinha como passatempo, debulhar o terço pela manhã, tarde e noite, além, é claro, de fazer mimos de tricô ou crochê, para toda família. O mesmo acontecendo com seu companheiro, que também, mudou totalmente a rotina. Não se vê mais os senhores nas praças, voltados para os jogos de tabuleiros, ou jogando conversa fora numa roda de amigos. No entanto, as pistas de caminhadas e academias, estão abarrotadas deles.
A prática de atividades aeróbicas e de musculação por pessoas da “melhor idade” tomam boa parte dos espaços fitness! Não mais querem se ocupar de trabalhos manuais. Pilates, ioga, hidroginástica, caminhadas, pedaladas etc., estão entre suas atividades preferidas.
Como tudo tem dois lados, até certo ponto, isso é bom. Todavia, quando o bom senso deixa de funcionar, a coisa pega! Quando o exagero sobe à cabeça, fica difícil contornar a situação. Lembro-me de um episódio que até hoje me faz rir… Uma senhora de oitenta e quatro anos, toda encarquilhada, chegou à academia exigindo um programa de musculação. Na melhor das intenções, o professor quis mostrar como opção, a atividade de hidroginástica, mas ela de pronto, mal olhou o grupo e foi logo dizendo: Não! Isso é coisa para velho! Então é isso, às vezes o pensamento e a vontade, andam muito à frente da lógica!
Mas voltando ao nosso assunto primeiro…
A máscara de proteção, seja ela caseira ou não, com certeza, usaremos para todo o sempre, lógico que em alguns casos específicos, não tão frequentemente como está sendo hoje. Mas, o alerta deve permanecer. Assim como o uso obrigatório dos cintos de segurança nos carros, que foi uma luta para nos acostumarmos, acredito que com as máscaras também vai se repetir a história. Eu mesma, de início, vivia esquecendo, não conto as vezes em que voltei chateada do meio do caminho, para pegá-la, no entanto, agora, não saio sem que a coloque!
No momento, as máscaras caseiras - hoje produzidas em larga escala -, para suprir a falta das industrializadas, é o acessório mais propagado. A diversidade de cores, modelos e materiais, é infinita! É bom poder tornar leve e divertido, algo que se tornou obrigação e salvação para muitos.
Pode até ser exagero de minha parte, mas já vejo, nas vitrines das lojas, os manequins com máscaras combinando com o figurino em exposição.
Como proteção ou acessório, o importante é usá-la. E proteção nunca cai de moda.
Fique em casa! Mas se for sair, use a máscara!

 
Vanda Jacinto
Enviado por Vanda Jacinto em 06/08/2020
Código do texto: T7028035
Classificação de conteúdo: seguro