Henricabílio: "Os teus seios"

Bom dia. Primeiro, mostrarei um poema, depois falarei sobre o autor, motivo dessa crônica ser escrita.

"OS TEUS SEIOS

Os teus seios,
- Tão Belos! -
São encantamentos
De verão
E és sempre Verão
No meu pensamento! ...

Quem me dera
Tê-los,
Agora aqui,
À mão,
E ser Primavera
No meu desejo,
E na minha fome...

Por onde andarão
Que não os vejo? ...
Não os vi
E é Enorme...
... O meu anseio...

Deverão estar por aí
Em boas mãos...
... Sei-o!

Maldição!"

O autor do poema é Adolfo Dias, um dos heterônimos utilizados pelo poeta português Henricabílio, pseudônimo de Abílio Henriques, escritor que publica há 14 anos  - desde março de 2006 - no site brasileiro de literatura em língua portuguesa Recanto das Letras, que agrupa dezenas de milhares - ou até mais - de literatos de várias partes do mundo onde nosso idioma é falado. O Henricabílio é um deles, um dos melhores; sem dúvida, o que mais aprecio. Acho-o realmente muito bom. Seu texto mais recente é de maio desse ano, "A_ventura da vida", um poema que versa sobre o período pelo qual estamos passando. Podem encontrá-lo aqui: https://www.recantodasletras.com.br/prosapoetica/6948016.

Henricabílio mora em Caldas da Rainha / Leiria, Portugal, tem 59 anos e alguns de seus autores de referência são, dentre os que cita em seu perfil, Fernando Pessoa, Bocage, Pablo Neruda, Edgar Allan Poe, Carlos Drummond e Mário Quintana. Sobre seus outros heterônimos - Nelsom Brio, Valter Ego, Edu Loko, Omar Bravo, Ema Gricela, Ana Náz -, informa que "já o fazia muito antes de ler o Fernando Pessoa, em 2005".

O Recanto das Letras é uma boa pedida sempre - e hoje mais ainda - para quem gosta de literatura e quer ler ou postar o que escreve: abriga milhões de textos lá publicados, principalmente poemas, pensamentos, frases, crônicas, contos, sonetos, mensagens, poetrix, prosa poética, artigos, haikais, trovas, acrósticos e humor. Funciona, básica e principalmente, como um grande sarau literário - tipo o que havia em Charqueadas - virtual onde os autores publicam seus textos e leem os dos seus colegas de letras, postando comentários. Autores gaúchos conhecidos no meio literário regional como Rossyr Berny (da Editora Alcance), Vaine Darde (compositor de "Herdeiro da Pampa Pobre") e Joaquim Moncks tem textos lá postados, bem como muita gente daqui da Região Carbonífera.

Considero, opinião pessoal, que o Henricabílio está, para o Recanto, como dona Valda está para Charqueadas: o poeta-mor. Era isso. Boas leituras para todos.



Texto publicado no site do jornal Portal de Notícias.