OS “VALORES” DO COTIDIANO... 10h34min.

Saindo um pouco dos temas sérios, mas também acreditamos que este tem uma relativa importância. Um dia deste ouvi, que inflação desde que foi criado o Plano Real, foi de 500% será? O que sabemos com precisão é que o salário mínimo em 01 de julho 1994 foi de R$ 64,00 reais, e hoje é de R$1.045,00, até lembramos como se fosse hoje, os pães franceses eram vendidos por unidade, o governo “sugeria” que não ultrapassassem a 0,10 centavos, mas os supermercados ofertavam a 0,5 centavos, e hoje é por quilo, em média está em torno de R$ 12,00 reais, que dá o valor aproximado de R$ 1,50 centavos cada unidade.

Entretanto, há valores de custo surpreendentes, por exemplo: no sábado, fomos comprar para Lucky, um medicamento para pulgas, e evitar coceiras, preço: R$ 68,50 centavos, - um quadradinho sabor carne - no dia anterior tínhamos comprado por engano, um vermicida, que acabamos dando a ele, custo R$ 46,00 reais, - seis comprimidos - quando comparamos que um pacote de ração de boa qualidade está em torno de R$104,00 reais 15 quilos, em se comparando com remédio de pulgas está “barato”...

Não deixam de serem valores que assustam o consumidor, e seriam estes preços justificáveis? Em se comparando com o valor do primeiro medicamento, se poderia comprar três km de carne de primeira, - colhão mole – veja para se criar um boi para abate demora em média 4 anos, com o custo de várias vacinas etc...

Por último, aqui em nossa cidade uma passagem de ônibus esta custando R$ 4,50 centavos, me parece que quando começou o era R$ era em torno de 0,50 centavos, se não estou enganado...

Até não estou lembrado do preço do litro da gasolina, daquele começo do Real, mas hoje está em torno de R$ 4,00 reais...

Deixamos para os que entendem de economia, se estes números realmente estão certos, isto é, que o Plano Real, nestes últimos 26 anos teve uma inflação de 500 % será?! Realmente não estamos reclamando, apenas conjecturando, pois o que recebemos, - junto com os proventos da esposa – nos dá condições de suprir nossas necessidades, motivo pelo qual somos gratos ao Supremo Criador. 11h09 min.

Curitiba, 04 de agosto de 2020 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletas.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/08/2020
Código do texto: T7025920
Classificação de conteúdo: seguro