Educação para a vida

As vezes encontro pessoas mais velhas e olha que já estou beirando o 6.1 que contam histórias detratando os próprios filhos.

Tudo bem que já aprendi que a gente magoa quem mais a gente ama.

Se você tiver que ofender alguém, você faz com o Pai, Mãe, Irmãos, Esposa, Namorada, filhos, nunca ou raramente com amigos.

Isso acontece porque há uma conexão tão próxima, que achamos que a pessoa vai te perdoar, vai esquecer. As vezes a gente nem pede desculpas, só abraça, há uma proximidade, uma intimidade. Sabendo disso, convêm contar até dez, como você faz com os amigos.

Para um casamento dar certo, sempre digo que é melhor fortalecer a amizade antes, o amor sempre está nas amizades, ser amigo é sair juntos, dar um rolê, trocar idéias. Quando só há fogo, aquele agarra agarra, beija beija, aperta aperta, mas não tem uma troca de idéias, um diálogo, o caso termina em fracasso, mágoa e desentendimentos.

Voltando ao tema, encontro pessoas que falam mal dos filhos. Esquecem que eles nasceram dela e fazendo isso, fala mal de si mesma.

Se você já se pegou falando mal dos seus filhos, convêm chamá-los para conversar.

Nessa conversa, confesse os seus erros e os seus fracassos, pelos exemplos que você não deu, ou pergunte se você foi um bom exemplo e se eles disserem que não, peça perdão e não tenha vergonha de chorar, nessas horas ocorre uma cura interior e o nosso coração transborda.

Um dia meu filho me procurou para um bate papo. Recebi ele no escritório e o papo rolou solto, me pediu perdão por coisas que eu nem estava ofendido, mas também pedi perdão a ele das escorregadas que dei como Pai, na educação dele. Sempre tivemos, mas hoje o nosso relacionamento é TOP10, o papo é livre e só tenho elogios para fazer a ele.

Percebi que os elogios acontecem o tempo todo há muitos anos, então percebi que esses elogios estão sendo feitos para mim mesmo e minha esposa.

Meus filhos nunca tiveram facilidades na vida, nunca faltou nada em casa, mas nem sempre conseguimos atender os desejos do coração deles, principalmente materiais, mas sempre os apoiamos nas coisas relacionadas a máxima de "ensinar a pescar", nós Pais temos que ensinar nosso filhos a pescar, a serem independentes.

Tenho dois filhos, ambos estão formados na universidade e casados, já tenho dois netos, um de cada filho, dois meninos, e agora vem um terceiro que ainda não sabemos o sexo.

A educação para a vida é fundamental e mesmo que eles cresçam e casem, enquanto você estiver vivo, diga a eles que você os apóia no que eles precisarem e for possível para você.

Nós, Pais, nunca tivemos apoio dos nossos Pais, mas isso não nos impediu de entender a vida e dizer com clareza aos nossos filhos, o Papai e a Mamãe estão aqui, creio que esse apoio seja fundamental para você ter filhos equilibrados. Ser um exemplo também é muito importante, pois educa-se pelo exemplo.

O que passou, passou, sempre dá para começar do zero, é até mais gratificante poder extirpar as porcarias que fizemos no passado, o único que tem interesse em que vocês fiquem marcando passo é o pai da mentira. Abrace seus filhos, confesse, converse, peça perdão e perdoe, tente ser um exemplo e só elogie-os seja para quem for, nunca fale mal dos seus filhos pois você estará falando mal de si mesmo.