Conta e Tempo

GOSTO da música "Oração ao Tempo", de Caetano, que logo no início canta: "És um senhor bonito/ Quanto a cara do meu filho/ Tempo, Tempo, Tempo? Vou te fazer um pedido/ Tempo, Temo, Tempo.../ " e sai por aí conversando com o tempo.

Na verdade, talvez, quem melhor definiu o tempo foi São Paulo: "O tempo é o senhor da razão". Millor Fernandes, o saudoso filósofo e humorista disse: "Quem mata o tempo não é assassino, é suicida".Bertrand Russell: "O tempo que você gosta de perder não é tempo perdido. Mário Quintana: "O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo"; Adoro o que disse Cora Coralina: "Estamos todos matriculados na escola da vida, onde o mestre é o tempo". Mas não esqueço Mário Lago: "Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue, nem fujo dele. Um dia a gente se encontra". No entanto, quem melhor definiu (para mim) o tempo foi o escritor russo Turgueniev: "O tempo às vezes voa como um pássaro, e às vezes rasteja como um verme, mas as pessoas são mais felizes quando nem reparam se o tempo passa rápido ou devagar".

Bom, todo esse lero-lero sobre o tempo foi apenas pretexto para transcrever um textinho que estava dentro de um livro, sem dúvida recebi na rua, não li e guardei, não tem o nome do autor mas o nome da entidade que distribuiu: Cenáculo Espírita Casa de Maria, situado em Campo Grande - Recife-Pe. É um soneto intitulado Conta e Tempo:

"Deus pede estrita conta de meu tempo,/ É forçoso do tempo já dar conta;/ Mas, como dar sem tempo tanta conta,/ Eu que gastei sem conta tanto tempo?// Para ter minha conta feita a tempo/ Dado me foi bem tempo e nao foi conta./ Não quis sobrando tempo fazer conta,/ Quero hoje fazer conta e falta tempo.// Oh! vós que tendes tempo sem ter conta/ Não gasteis esse tempo em passatempo:/ Cuidai enquanto é tempo em fazer conta.// Mas,oh!se os que contam com esse seu tempo/ Fizessem desse tempo alguma conta,/ Não choravam como euo não ter tempo". Bingo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/08/2020
Código do texto: T7025893
Classificação de conteúdo: seguro