CONTRADITÓRIO. PROVEITO.

O pouco tempo que dedico a escrever neste espaço tem um único objetivo, explanar e esclarecer assuntos diversos através dos contraditórios. Alguns já ocorreram com proveito. Somente pelo contraditório, crítica, valor pensante mais alto da dogmática, se chega ao esclarecimento. O “só sei que nada sei socrático” se funda nesse aspecto controverso basilar para partir com destino ao conhecimento. Conhecer é debater. A “Paideia”, ensino grego que busca o contraditório, seu incentivo pelo professor, visa instigar o aluno, tirá-lo da estática para a dinâmica da crítica ao curso do ensinamento. Já o acionei várias vezes em aula.

Presidi conflitos de interesse por muitos anos e deles participo até hoje como árbitro, quando solicitado por advogados, é por eles e neles, contraditórios, que se chega ao consenso, ao entendimento, enfim ao esclarecimento. Só se pede um relevante posicionamento, o respeito na divergência. Sem respeito se vai ao enfrentamento, o que deseduca e nada esclarece.

Não vivem de aplausos ou elogios os que pretendem servir, e lhes dá o valor devido, até por força de seus interiores estarem acima de vaidades menores. Nunca lhes foi íntima essa carência. Suas realizações vem com a vida vivida e suas projeções de utilidade reconhecida bastam na formação que aos seus próximos possa ter trazido. Seria a vitória do ensino pelo ensino. A única verdade absoluta existente, se educar educando. Viver ensinando e ensinar vivendo.

É isso que busco na internet, gigantesca ferramenta de comunicação, não fazer literatura, o que só se faz em obras editadas, revisadas, aprovadas pelas editoras e pela crítica. Portanto fique claro que estou aberto a todas as críticas, respeitosamente,como as faço, para não resvalar em delito contra a honra que a disfunção de apreensão muitas vezes abre a porta.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 04/08/2020
Reeditado em 04/08/2020
Código do texto: T7025874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.