ANGÚSTIA DO TIPO TRATOR DE TERRAPLANAGEM

Há uma angústia que não é bem angústia, tem outro nome, mas ainda não foi inventado. Ela, essa angústia, passa como um trator de terraplanagem no peito da pessoa e a sensação é de descomodidade.

Quando dá a noite, o trator passa de quinze em quinze minutos. Se a pessoa está dormindo e o trator de terraplanagem acelera no peito, como em corrida de fórmula um, a pessoa acorda. Geralmente sente pontadas nos pulmões.

Uma vez o médico disse para Bete que isso era preocupação. Mas Bete não deu bola para o médico, porque para ela, preocupação ataca a cabeça. Que médico atrapalhado a Bete pensou.

Hoje, com mais idade, Bete entendeu que deve ser mesmo verdade o que aquele médico assinalou, porque não saiu nada no Raio X, nem nos exames clínicos, nem em outros exames.

O que fazer então? Ler? Escrever? Talvez as duas coisas: essas funções belas do ser humano. As funções mais dignas (quando se respeita tanto a escrita, quanto a leitura). Quando se escreve, a pessoa não torra a paciência de ninguém e, de quebra, treina o modo da escrita: exercita as vírgulas e os pontos parágrafos. É obrigada a pensar sobre as palavras grandes e as palavras pequenas… utiliza a reticência… etc… etc…etc…

Estive me perguntando: é uma forma de silêncio estar junto e no celular? Estar perto e estar escrevendo, lendo? Ouvir as palavras na cabeça e o significado vocabular no papel? Para pensar…

Que bom é usar Dicionários. Não tem graça ver o significado “on-line”, não em minha opinião. Bom mesmo é pegar o Dicionário e se perder em outras palavras, verificar de onde vieram, perceber que é maravilhoso saber manusear um livro tão rico e lembrar da professora que nos ensinou a manuseá-lo (para quem tem mais de 40)…

Celeste tem olhos claros, professora dedicada e especialmente, “a minha professora”. Um dia ela disse: “de onde você tira as ideias das redações”? Não soube explicar, porque em verdade eu não tirava, elas me visitavam e eu as agarrava.

Naquele tempo não sentia esse trator no peito. A infância é a melhor idade do ser humano A minha foi muito boa e muito bonita. A infância deveria ser a melhor idade para todas a pessoas…

O trator de terraplanagem no peito é esquisito… O médico de Bete estava certo, desfocar a atenção é a melhor saída para essas dores que surgem assim, do nada, e que não estão no CID. Essas dores que influenciam metáforas bizarras para sua exposição.

Solineide Maria-Sol de Maria.

Itabuna 13/01/2018.

Solineide Maria
Enviado por Solineide Maria em 03/08/2020
Código do texto: T7024748
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.