TEMPERO DE VIDA E LUZ PARA QUEM ESTÁ NA ESCURIDÃO

Podemos dizer que no mesmo planeta em que habitamos existem vários mundos. De tal maneira que a mente de cada ser humano se desenvolve conforme a visão que lhe é conferida. De certo que a imagem formada e que está a nossa frente é resultado de tudo o que acreditamos, experimentamos e aspiramos! Não sem razão pode ser que aquilo que criticamos já tenha sido parte ou ainda o é de cada um de nós! Por isso igualmente a lapidação espiritual, a reciclagem de nossas atitudes deve ocorrer de forma constante. Pois assim a probabilidade de errarmos novamente o mesmo erro não nos ladeará enquanto permanecermos sensíveis às causas humanas e alheias, ainda que não sejamos nós as cobaias das desventuras. E de fato a compreensão sobre o que é valor para cada um é, sobretudo, construído e refeito quando nessa reflexão temos coragem de remodelar o que for preciso.

Parece inusitado, mas não é! Inequivocamente há uma parcela social que se transpõe dias e noites com ideias tão-somente materialistas. E pelo menos outra segunda parte que desenvolve ideias emanadas no valor humano e altruísta. Enquanto alguns reúnem desesperadamente suas posses substanciais, por vezes, de forma egoísta. Há quem reparta tudo o que tem com o próximo! Na verdade, não há nada de errado nisso! O que não pode ser propagada é a ideia de que cada um deve unicamente viver por si, e salve-se quem puder! É uma ideia quase paleolítica, isto é, não estamos mais na era dos dinossauros! De modo ideal é relevante o princípio que Jesus Cristo, em João 6, 11-12, nos capitula sobre o saber repartir, sobre a caridade e amor para com o próximo! Pois sem dúvida todo ser humano desenvolve inúmeras capacidades e habilidades! E no quebra-cabeça da vida em sociedade é notório que alguns trabalham fé e caridade apenas por amor fraterno. Prestam-se com tudo o que tem! Enquanto outros nem sequer perceberam que é necessário participar para uma vida em comunidade mais farta e mais feliz!

E é maravilhoso quando alguém pode doar e o outro receber! E admirável quando quem doa, o faz com afeição, com o coração! Por vezes, em razão de uma visão míope, esperamos felicidade apenas em receber. Infeliz daquele que ainda não provou o divino sabor de poder compartilhar e presenciar um sorriso ou uma expressão de gratidão de quem é contemplado. Pode ser que alguns de nós nos encontremos ainda nesse patamar de apenas aguardar que outro venha até nós para doar algo. Ainda podemos dizer que esses estão em mundo imaginário de fantasia limitada! Com esse pensamento, Santo Agostinho nos instrui que “a esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem; a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”. “Sejamos sal e luz no mundo”: sal para temperar a vida com mais amor e luz para abrir a visão daqueles que ainda estão na escuridão!

Michael Stephan
Enviado por Michael Stephan em 02/08/2020
Código do texto: T7024223
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.