Jesus não era Viking

PARA mim o mercado usa qualquer artifício para aumentar seus lucros. Chega ao cúmulo, até, de usar a fé do povo para esquentar as vendas. Ele, o mercado,repito, se apropria da fé do povo.

Vejam bem, segundo a verdadeira história, Jesus nunca foi branco, louro, tipo viking, nunca viu a neve e nem viveu no mundo ocidental. Jesusw foi sem duvida um homem do deserto, da àsia. Não podia, repito, ser uma espécie de viking.

No entanto, o mercado apresenta Jesus como um louroe induz a massa a pensar que ele foi um europeu, um homem da neve. Daí o Papai Noel ser osímbolo do Natal impingido pelo mercado. Sim, é o símbolo do capitalismo, o velinho louro, branco, vindo da neve e, importante, trazendo presentes para as crianças (comprados no mercado). Difícil meter na cabeça de uma criança que Jesus foi um árabe moreno, queimado pelo sole que nunca viu a neve.

Ariano Suassuna, na sua melhor peça, O Auto da Compadecida, tentou contestar o Jesus europeu louro,colocou um Jesus negro. Foi um escândalo. Até setores da igreja protestaram. Uma pergunta não pode calar: por que Jeus não poderia ser negro? Era mais provável do que ser viking.

Mas anão adianta questionar, quem manda na história, ate na de Jesus, é o mercado. Vou apenas para finalizar citar Eduardo Galeano:

"Jesus escolheu para nascer num deserto subtropical onde jamais nevou, mas a neve se converteu num símbolo do Natal desde que a Europa decidiu europeizar Jesus. O nascimento de Jesus é, hoje, em dia, o negócio que mais dinheiro dá aos mercadores que Ele expulsou do templo". Correto. Juro. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/08/2020
Código do texto: T7024066
Classificação de conteúdo: seguro