A FANTÁSTICA MONTANHA DO EIGER. SUIÇA. PERTO DO CÉU.

Subir o Eiger mesmo pelos meios convencionais, pela fantástica obra desenvolvida em seu interior até o cume de onde se avistam Itália e França, é incrível descoberta. Só alpinistas de elevado grau podiam fazê-lo. Em meio à subida em cremalheira (pequeno trem de força) parando para descortinar a vista,em acentuado aclive o trem especial, abre-se em grosso vidro fixo de aproximados vinte metros fixados nas paredes de gelo, vista deslumbrante. Estamos no interior do Eiger, a montanha desafia escaladores, que a seus pés tem um dos lugares mais bonitos que conheci na minha vida, Grindwald, o Vale de Grindel, e apaixonado pelo lugar voltei algumas vezes.

Grindwald é tão sedutor que japoneses quiseram comprar o lugar integralmente, e lógico, não tiveram sucesso. Com seus chalés suíços e sua vida bucólica, hotéis incríveis e paisagens de tirar o fôlego, traz puro encantamento, é como nos contos dos irmãos Grimm.

A bordo de um trem de cremalheira admira-se vistas dos picos do complexo do Eiger, Mönch e Junfrau, e do terraço de observação Sphinx vistas incríveis do glaciar de Aletsch surgem, e caminha-se pelos túneis do Palácio de Gelo em direção ao coração do glaciar. São os picos nevados do Jungfraujoch, patrimônio da UNESCO, situado no maior glaciar da Europa. É a estação de trem mais alta do continente.

Interlaken, como diz o nome, entre lagos, é a base para chegar-se ao embarque no trem de cremalheira em Grindwald para viagem espetacular através do KleineScheidegg. Vistas magníficas dos picos de Eiger, Mönch e Jungfrau são vistas longo do caminho.

Todo mundo quer estar perto do sobrenatural, desvendá-lo. É o que fazem os monges no Tibet, embora quase nada se saiba do natural, dos fenômenos da vida e posterior morte, mas pretende-se resgatar o irresgatável, o desconhecido, o sobrenatural. Não em vão se instalam nessas alturas mágicas os monges.

Meios e modos, crenças e mecânicas são utilizadas para tanto, sem retornos práticos. Um desses meios é estar mais perto do céu, nas montanhas, como fazem os místicos. E também as pessoas comuns.

É de fato um lugar fora totalmente do mundo em que vivemos, parece ser habitado só por espíritos nos silêncios reveladores e de ampla frequência em seus "landscaps".

O Eiger é uma montanha de 3970 m de altitude e 1168 m de proeminência topográfica nos Alpes Berneses, na Suíça. Faz parte do conjunto Jungfrau-Aletsch-Bietschhorn. Sua parede é desafiada pelos alpinistas, a terrível parede do Eiger,que é vista da maravilhosa cidadezinha de Grindelwald que fica aos seus pés.

Extraordinariamente, "A Donzela" (em alemão, Jungfrau, que se traduz como "Virgem" ou "Donzela"), "O Monge" (Mönch) e "O Ogre" (Eiger). É uma montanha mítica do alpinismo pela dificuldade de escalar a sua vertente norte, na qual morreram muitos montanhistas, justifica-se o nome de "Ogre". O risco não inibe a vontade de ascender alturas, 66 escaladores morreram em tentativas de subida pela vertente norte, o que lhe valeu o nome de Mordwand, literalmente "Parede assassina". Mas as jornadas de alpinistas continuam. Todos querem estar perto do que seria a porta do desconhecido.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 02/08/2020
Reeditado em 02/08/2020
Código do texto: T7024045
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.