Viver é perigoso

CONCORDO que hoje, devido ao coronavírus, todos vivemos em meio ao perigo.Nunca foi tão atual oque disse Guimarães Rosa pela boca de Riobaldo: - Viver é perigoso.

Que fique claro que independentemente da pandemia, viver sempre foi perigoso, principalmente quando a pessoa se expõe a fatores adversos,se arrisca, é temerária. Mas, sejamos, francos, não há nada mais delicioso que viver. Viver é uma dádiva de Deus. Uma graça. Um milagre.

Mas é preciso se entender que viver só é realmente prazeroso quando se ama. Sem amor não se vive,apessoa vegeta, se anula, joga a vida fora. O amor é que embeleza e dá sentido à vida.

O problema é que muita gente confunde o amor com um bem, uma mercadoria, algo que você pode conseguir negociando, talvez até comprar em módicas prestações, rssss. Um absurdo.O amor é algo que tem a ver com sentimento. H´ainda quem ache que o amor resulta em entendimento, nível social, condições financeiras, arrumadinho. Havendo entendimento e identidade de pensamento há amor.O amor seria,portanto, quase uma ciência exata. Era so o que faltava. Clarice Lispector foi feliz quando observou com razão: "Eu me imaginava mais forte. Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que somando as compreensões . é que amava. Não sabia que, somando as incompreensões, é que se ama verdadeiramente. Bingo.

No mais, repito: viver pode ser perigoso, mas é muito gostoso,sem esquecer que requer um poco de coragem e muito amor, nada como lembrar novamente Guimarães Rosa: "O correr da vida embrulha tudo;a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa,sossega e depois desinquieta. Oque ela quer da gente é coragem". E amor. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/07/2020
Código do texto: T7021178
Classificação de conteúdo: seguro