Pesquisa de véio caduco
NESTE "Retiro", para driblar o tédio e o nervosismo (não vou negar que estou muito aflito), leio, escrevo, ouço música e, pasmem, fico até bancando o pesquisador. Pesquisador em compotas, rssss. E minhas pesquisas são sempre sobre os números da pandemia do coronavírus.
Ontem à noite, mas uma vez pesquisei os números da pandemia em dez países da América Latina ( Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai Venezuela, Cuba, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia). Vou resumir os dados da pesquisa:
- Casos confirmados nos dez países....... 1.366.961
- Mortes nos dez................................... 48.315
- Novos casos ocorridos ontem neles........ 26.300
- Mortes ocorridas ontem nos dez............. 741
Brasil:
- Casos confirmados até ontem................. 2.556.207
- Mortes.................................................. 90.212
- Novos casos ontem................................ 71.558
-mortes ocorridas ontem........................... 1.578
Vejam bem, a população dos dez países (226 milhões)é maior que a do Brasil (217 milhões). Mas o Brasil sozinho tem mais que o dobro dos números dos dez países. Em outras palavras, a grosso modo o Brasil estaria em pior situação que os dez países juntos. Certo? Mais ou menos porque há algumas controvérsias. Sim, porque quando você pega os números de cada um desses países e compara com a população constata, por exemplo, que Chile e Peru estão na mesma situação do Brasil. Que a Argentina está melhor mas abaixo dos melhores da lista de dez, Cuba, Uruguai e Venezuela.Mais, há outras variáveis que é preciso pesquisar mas não tenho os meios.
Por fim há algo impressionante, todos os dez países possuem mnistros efetivos da saúde e os países estão unidos sob ocomando dosseus governos.A exceção é o Brasil. É o país que nao há ministro efetivo da saúdeeo que o governo central éi ncopetente noenfrentamento da pandemia.Inté.