ENCONTRO DE REISADO RENDE CORES, SONS E ALEGRIA

Tamborim

A partir das 19:00 o 'musical' não tem hora para começar desde que seus animadores se coloquem à frente dos acordes. Esperam um pouco mais a fim de conseguirem reunir gente tanto na residência escolhida quanto nos entornos dela (frente, alpendre, corredor, quintal). Todos podem tomar parte na alegria que não dura menos 50 min conforme entusiasmo dos presentes. O café com biscoito fica para depois, passados os últimos cumprimentos, endossados pelo prazer dessa festa popular. Por isso, a merenda fica a cargo do dono da casa, podendo de ser misto/modesto.

No céu, a lua parecendo 'rodela de queijo', olha inquieta pela janela entre - aberta. Ela mesma 'se convida' para apreciar o burburinho. A sala de visitas se enche de cores e risos.. Falta assento para alguns poucos que nada desejam senão ouvir e aplaudir a bela apresentação inspirada na passagem dos Reis Magos à época do nascimento de Jesus Menino. O lar guarnece de coisas simples, sem atrativos deste ou daquele esperando, mesmo, a fanfarra tão agradável quão produtiva. Pouco ou nenhum enfeite anuncia a chegada dos 'não convidados' cuja estada ali será breve. O sanfoneiro, em particular, surge como a cavalheiro da noite, todo prosa, se ajeitando no banquinho para logo mais tocar o vosso instrumento mágico. Outros buscam o 'triângulo' que 'sem ter, nem pra quê' sonoriza o ritmo lento da sanfona. Daí a cantiga ganha um tom maior, alisada com vozes mansas, além do 'toque toque' das palmas. Quanta pompa! Tudo carregado de muito sentimento, seja nas palavras ou.. Pelas altas gargalhadas escutadas de longe, sinal da felicidade daqueles, em estarem juntos por mais um ano.

A intenção do Reis realizado de Janeiro em Janeiro é evocar a emoção entre os seus, sobretudo harmonia e amizade, tidas como 'pano de fundo' neste momento solene. Mesmo na simplicidade, a justa homenagem pinça com letras grafais, o passado histórico de nosso país. Nada é feito de 'mau agrado' mas com sinceridade pois este é o segredo para se ter uma boa prosa seguida de sorrisos corridos entre os lábios. Amanhã é um outro dia.. Viver o hoje requer prová - lo antes. Haja vista a tradição mantida em vários lugares do interior, o Reisado caracteriza o que de melhor existe na nossa cultura - raiz. Falta - nos tempo para contar ou recontar esse quadro artístico preso à própria simbiose do ambiente/espaço. Além desta, temos 'Congos e Congadas', com seus grandes desfiles, carreados de muito bom gosto e simpatia ao extremo. A realidade colocada no trono das supertições.

Thiago Valeriano Braga

Thi Braga
Enviado por Thi Braga em 28/07/2020
Código do texto: T7019012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.