Vovó,te amo

Neste dia 26 de Julho ,comemoramos o Dia dos Avós.Antes,uma data mais estratégica comercialmente .Agora,um tanto necessária a sua comemoração.

Em tempos de pandemia do Coronavírus e do isolamento social, as pessoas estão se virando como podem para substituir abraços ,beijos e os afetos com seus entes queridos. E nem mesmo a internet substitui o contato físico. Então, resta-nos as memórias afetivas e degustativas ,que nos levam à nossa infância; talvez até um fogão a lenha ,com pinhão na chapa,conversas intermináveis e lindas histórias,que nos faziam sonhar acordados. Ou aquele docinho que só a vovó sabia fazer. Ou então aquela ajudinha do vovô , que os nossos pais não podiam saber. Tantas coisas!

Porém, terá pessoas que nem se importarão com essa data,o seu significado, pois nunca tiveram avós por perto ou quase não tiveram contato com eles,por algum motivo. E a educação recebida pelos pais um pouco influencia nesses fatores.

Por outro lado, vemos relatos de declarações de netos aos seus avós, como serenatas, cartazes no lado de fora da casa, compras feitas ,como nunca. Não só a comunicação básica como telefone , internet. A necessi-dade do outro está batendo mais forte.

O COVID-19 está mostrando a nós essa importância e a necessidade do outro. Das pessoas que são importantes nas nossas vidas.Da integração do novo com o antigo, do encontro de gerações ; um complementando o outro. Até asilos e creches conjugados existe hoje em dia.

O que se pergunta volta e meia,é como as coisas voltarão depois de passada essa pandemia . Se as pessoas levarão no seu cotidiano esse novo olhar para com seus longevos ou é só agora ,devido a confinação? Pois sabe-se que nas culturas orientais , o convívio entre as gerações sempre existiu com muito respeito , disciplina e amor.

Mas claro que não podemos deixar só nas datas comemorativas como essa, para expressar o que sentimos por nossos avós. Um “vovó/vovô,te amo” , de repente, será bom até para a alma de ambos e quem sabe,combaterá uma depressão,uma ansiedade ou trará olhos brilhando novamente.