O RELATIVISMO MIDIÁTICO

O CORONAVIRUS E O RELATIVISMO DA MÍDIA

É algo bisonho e surreal as estimativas que a mídia tem feito, e, sob o holofote do sensacionalismo, quando expõe à opinião pública suas estatísticas quantitativas de mortes e infectados no Brasil com relação aos países europeus!

Chega-se ao risível, tamanha desfaçatez informativa que afronta o senso de raciocínio e da inteligência dos cidadãos, quando ela, a mídia, avança os limites da nossa compreensão, e, por exemplo, informa nos seus telejornais. Vejam o quadro abaixo, que demonstra o terrorismo informativo sobre a pandemia:

“O Brasil atingiu a marca de 41.828 mortes por coronavírus ultrapassando o Reino Unido”;

“Já o Chile registrou seus piores números totalizando 2.870 falecimentos’;

“O México, o segundo país mais afetado da América Latina, com mais de 16.448 falecidos e 139.196 casos”;

“O Peru, o oitavo país do mundo em infecções e o terceiro na região em número de mortes, chegou a 220.749 casos confirmados”;

“Nos Estados Unidos, o país com mais falecimentos (114.613, com 839 nas últimas 24 horas) e infectados (2.044.572)”;

“A Itália, o corona vírus deixou 34.000 mortos; O Reino Unido com 41.000 mortes pela pandemia”;

“Espanha soma 27.127 óbitos, enquanto a França tem 28.943 mil perdas”.

Esses dados passam uma avaliação desproporcional, dos países europeus, de população insignificante em comparação com os duzentos milhões do Brasil!

Alemanha, 81 milhões; França, 66 milhões; Reino Unido 65 milhões; Itália, 60 milhões; Espanha, 46 milhões; Bélgica, 11 milhões; Portugal, 10 milhões; Suécia, 9 milhões, entre outros...

O Brasil com seus 200 milhões de habitantes tem a evidência de, consequentemente, apresentar um quadro bem maior e mais avolumado, de infectados e morros pela pandemia! Isso é evidente, incluindo outras carências sociais como saúde, habitação, segurança, alfabetização, mercado de trabalho, economias, etc...

Parece-nos mesmo, que, as mídias comparam sempre que, podem, nossos megas problemas, de um país continental, comparando-os com países desenvolvidos, mas, com população menores que a maioria dos nossos Estados! Obviamente, como disse, temos o gigantismo problemático com relação, da fome, desemprego, segurança, trabalho, educação/cultura, e outros, que, nos assolam; Óbvio ainda, que somos um país com uma enorme diversidade de regiões com características próprias de clima, tradições, costumes, economias, produções agrícolas, industrialização, etc...

Então, não faz sentido algum, esse terrorismo midiático em comparar nossos atrasos pontuais e sazonais com os países europeus, principalmente quando essas esdrúxulas comparações põem na balança as estatísticas da pandemia do COVID19! Mas, percebemos que as reais intenções dessas manipulações, são para atingir o Presidente BOLSONARO... Desmoralizá-lo, minar seu governo e o alinhamento aos “abutres togados” do STF e do Congresso!

A “desproporção” a que me referia, diz muito, na relação desses segmentos políticos, se, considerarmos que meia dúzia de juízes, uns poucos Deputado e Senadores, alguns Governadores, são infinitamente menores, que, o universo de 53 milhões de eleitores brasileiros, depois de cumprirem com seus deveres democráticos nas últimas eleições elegeram e guindaram ao poder o seu Presidente!... Essa estapafúrdia diferença a mídia algoz de Bolsonaro, jamais falou ou propagou! Assim como as hienas do Congresso e do Senado e Governadores, também jamais ouviu-se uma só palavra de suas bocas, que, se abrem, e o fazem na astúcia de atentarem contra a honra e o governo do Presidente e sua equipe (Como estão fazendo com o Ministro recém empossado da Educação).

Jose Alfredo - Jornalista

Jose Alfredo
Enviado por Jose Alfredo em 23/07/2020
Código do texto: T7014700
Classificação de conteúdo: seguro