Mongólia dá lição ao mundo

QUANDO eu era garoto(faz tanto tempo...,rssss), co uns 13 ou 14 anos e estava na quinta série primária, era comum todas as semanas a nossa professora realizar uma sabatina,era uma espécie de sabatina. Numa delas,de geografia, o assunto foi as capitais de todos os países do mundo, eu era bom na matéria. Bom alguns foram sendo eliminados e no ficamos somente eu e dois gêmeos, Valdemir e Valdemar(esses garotos caminhavam três quilômetros para chegar na escola,eu morava bem pertinho, eles não tinham luz elétrica em casa e estudavam num só livro). Bom fomos empatando e aí, no final, a professora perguntou qual era a capital da Mongólia, deu branco total, nao lembrei, ela perguntou ao gêmeos e eles responderam na hora que nem caldode cana: ULAN BATOR.

Pedi, mas fiquei admirando os gêmeos e nunca esqueci o episódio.

Foi desse caso que lembre ao ler na BBC u a matéria sobre a Mongólia, afirmando que ela conseguiu um feito extraordinário: não só zero mortes por coronavírus,mas também pasmem, zero infecções locais. Ela faz fronteira com a China que identificou pela primeira vez o vírus. Pois bem. assim que souberam do fato detectado em Wuhan,a Mongólia agiu rápido, de forma contundente. Fechou imediatamente suas fronteiras , rastreou o vírus, acabou com viagens aéreas, rodoviárias e ferroviárias. Detalhe: já tinha um sistema usado quando da eclosão da sears.Um dos detectados foi um francês, foi recuperado. A Mongólia tem 3,2milhões de habitantes, h´um fato que a auxilia, há a cultura nômade, masa capital tem 1,5 milhão de habitantes.Ela foi muito elogiada pela OMS, mas estranhamente a mídiado Brasil não tocou nesse fato.Outro detalhe: ela proibiu até mongóis que estavam fora do país de voltarem,ainda existe dez mil fora do país.Mais. suspendeu a festa do ano novo lunar, é como se nós proibíssemos o carnaval.

Como o grande peronagem de sua história é Genghis Khan, o grande conquistador, conquistou até a China, por que nãochmar um discípulo dele,talvezum general que entenda de medicina, para nosajudar no combate à pandemia? Não arrancaria tampo de ninguém, a liçãoda Mongóçia é magníica.E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/07/2020
Código do texto: T7014365
Classificação de conteúdo: seguro