Se você...
Se você, como eu, está envelhecendo, vai concordar comigo que esse assunto não sai da nossa cabeça. É claro que todos os vivos estão envelhecendo, mas me refiro ao envelhecimento daqueles vivos que rondam os 50, pra mais ou pra menos. É aquela fase em que você não sabe se é uma pessoa madura ou se já ultrapassou essa fase também, ainda que você se sinta jovem, às vezes até adolescente. Se você se enquadra cronologicamente, mas discorda que o assunto lhe preocupa, veja o que acha do seguinte.
Se você se preocupa mais com a realização dos sonhos de seus filhos do que com dos seus – se é que ainda tem algum – então você está envelhecendo. OK, você ainda tem sonhos, mas de que tipo? Comprar um carro novo? Construir uma casa? Nada parecido com mudar de profissão, tentar outro relacionamento, certo? Então, meu caro...
O que dizer se o planejamento de uma viagem, e as conversas posteriores sobre ela, lhe dão muito mais prazer do que a própria viagem? Você já prevê quase com exatidão como tudo se dará, e a despeito das inusitadas e belas paisagens, o que se passará na sua alma você já sentiu alguma vez? Se o mundo lhe parece cada vez menor, quer seja porque você já conhece boa parte dele, ou porque não se interessa pelas demais, então você está envelhecendo.
Algo está de fato mudando quando para você não existem mais planos para buscar a tal felicidade. Nada de extraordinário teria o poder de transformá-lo em alguém diferente: dinheiro, sucesso, até um novo amor. Tudo o que você quer é ser feliz no cotidiano, quando nada de especial esteja acontecendo, quando acordar exatamente como no dia anterior, e mesmo quando se deparar com acontecimentos indesejáveis. Se isso não for envelhecer...
Se você faz de tudo para se manter jovem – como se isso fosse possível! – mas sabe muito bem, lá no fundo, que isso é efêmero e que nos traz mais frustração do que felicidade, então você está envelhecendo. Não que isso lhe preocupe, mas ainda assim faz o sacrifício diário do atleta, sob o pretexto de ter uma vida saudável. Não é vida saudável o que almeja; é simplesmente mais tempo de vida. Porque você está envelhecendo.
Agora, se você ainda não quer se enquadrar e rejeita qualquer rótulo, não se preocupe: você continua envelhecendo e, como todo ser humano, só quer ser feliz.
(26 Agosto 2009)