Unidos para salvar a mata do catingueiro
É crível o egocentrismo do homem, de um lado deseja-se matar toda biodiversidade para construir concretos e de outro lado para plantar árvores que não produzem frutos, o certo agora é começar do zero e criar um sistema de agrofloresta, os policiais florestais deveriam ficar 24 horas vigiando a floresta, e unir forças com a secretária da agricultura do DF, diretoria do meio ambiente, CODEMA, e se possível, criar uma secretaria do meio ambiente, ambos em prol da mata do catingueiro.
“Agricultura sintrópica é o termo designado a um sistema de cultivo agroflorestal (SAF) baseado no conceito de sintropia — principio contrário ao de entropia — caracterizado pela organização, integração, equilíbrio e preservação de energia no ambiente”.
Quando eu era pequeno, imaginava que nas matas haviam diversas árvores frutíferas: pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, videira, bananeiras e ramas de melancias, olhos d’água, animais diversos, ou seja: “vidas em abundância”.
Avistava do passeio da casa dos meus avós um tanto de árvores em conjunto, a imaginação ia longe sem saber o nome do sistema, de nome floresta, na imaginação eu ficava admirando a mata do catingueiro pelos horizontes, quando cresci, foi uma maior frustração, fui ao referido local e deparei que lá era totalmente o oposto do que imaginava e contemplava.
Os meus olhos brilhavam quando via a Xuxa com uma badeja de frutas falando "é bom para saúde e é bom de comer", portanto, o custo é exorbitante, a minha esperança era plantar para comer ou ir às matas colher.
Ficava só no sonho e vontade.