FESTA... SEM PRESENTES

Numa ceia de natal, desde que eu nasci até hoje passando dos 68 anos de idade, quando estamos comemorando o natal de 2011, sempre foi muito parecida, uma reunião da família, para festejar, pois quando nos reunimos com todos os nossos componentes familiares para compartilhar, compreender, e usar a reunião familiar que envolve paz, onde todos se abraçarm e trocam felicitações, e como uma forma da família se perdoar e melhor se compreende. Só para lembrar que a interpretação da palavra FAMILY em inglês, que significa Father And Mother I Love You “Pai e mãe eu amo vocês” – é a família, junto com outras famílias que devem ser a causa maior de uma grande festa de natal. Mas eu sempre notei que a ceia de Natal, que envolve muitos presentes, e estes e que é o principal motivo que envolve a ceia, ou seja, estamos demais envolvidos com o mercantilismo e acabamos de tornar a ceia de natal, em festa dos presentes, esquecendo a verdadeiro espírito do natal que é o nascimento de Jesus, que é celebrado no dia 25 de Dezembro, antecipando seis dias do que é citado nas literaturas em que Jesus teria nascido no dia primeiro de Janeiro. Isto é um fato histórico, mas que foi antecipado para o dia 25, por conta do verdadeiro comercio explorado no mercadológico Natal. É muito comum nós vermos nas propagandas de natal, onde os entrevistadores, perguntam, qual o presente que tu pretendes pedir para o Papai Noel – eu quero uma bola e eu quero uma boneca, e eu quero... -¬ Sempre tem alguém querendo presente, mas esquece do verdadeiro sentido da festa. Parece que a mídia nos doutrinou. Noto que nos dias que antecedem o natal, nós só deparamos com notícias da mídia, querendo vender de tudo, comprem isso comprem aquilo, mas porque temos que comprar tanto se já temos muito mais do que precisamos, olhes as coisas que estão em volta de si em sua casa. E se andarmos pelas avenidas, antes do Natal, notamos pessoas se atropelando em frente às lojas, e o próprio caminhar delas se tornam difíceis, e sobra empurrões e colisões pessoais. Acho que devemos parar para pensar para onde o mundo consumista está nos levando, ou onde já nos levou. Aquela festividade de se reunir para celebrar e confraternizar, esquecer o ódio, perdoar aqueles momentos em que fomos rudes por alguns momentos, rir e radiar a felicidade aos demais participantes, enfim, transformar uma festa em momentos felizes. Parece-me que isso é o que tem o verdadeiro sentido do significado não só do natal, mas de todas as festas que buscam um objetivo de divertimento e alegria onde envolvem as nossas famílias e amigos. Eu fiz esta crônica, porque a Patrícia, irmã da minha mulher, veio com uma nova idéia - vamos fazer diferente este espírito de natal – o que vocês acham de nós fazermos um sorteio de amigo secreto, assim cada um ficará restrito a dar somente um presente ao escolhido através do sorteio, que servirá como alguma lembrança para simbolizar a idéia, mas não que um excesso de presentes se torne o maior atrativo da festa. Todos aprovaram a idéia. Fizemos o amigo secreto em 2010, e neste natal de 2011, reeditamos a mesma idéia. E olha quem eu tirei no meu amigo secreto neste ano - a minha esposa, e ela o meu nome. Conseguimos dar um basta aos excessos de presentes, e marcamos um gol contra os exploradores do natal. Mas nós vamos nos aperfeiçoar mais e um dia chegaremos a festejar o natal, pela festa, e não pelos presentes. Sugerimos para presentes não só nas ocasiões natalinas, mas em todos os momentos onde queremos presentear alguém: Para o seu inimigo, o perdão. Para o seu oponente, a tolerância. Para um amigo, o seu coração. Para um cliente, um bom serviço e para toda a criança, um exemplo bom. Eu e a Iara temos participado a muitos anos, oferecendo presentes principalmente alimentos, para crianças carentes. Nestes últimos anos contei também com a colaboração do meu cunha Círio, que também é parceiro para este tipo de evento. Acreditamos estarmos levando aquelas crianças, presentes que estão embutidos o verdadeiro espírito natalino.
“VIVA AS FESTAS, MAS PARA QUE TANTOS PRESENTES”
Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 21/07/2020
Reeditado em 23/07/2020
Código do texto: T7012593
Classificação de conteúdo: seguro